Resumo
Considerando-se o importante papel que as bibliotecas universitárias desempenham no processo de ensino-aprendizagem da comunidade acadêmica na qual estão inseridas, o objetivo deste trabalho é apresentar um relato de experiência da implantação do Centro de Recursos de Aprendizagem (CRA) na Biblioteca Central Cesar Lattes (BCCL) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em quatro principais eixos de atuação: Apoio especializado à pesquisa; Programa de capacitação informacional; Produção de conteúdos informacionais e Laboratório de Acessibilidade. Os resultados revelam um aumento gradativo na procura dos produtos e serviços oferecidos pelo CRA tanto pela comunidade acadêmica como externa da universidade, contribuindo para a competência informacional.
Referências
CASSELL, Kay Ann; HIREMATH, Uma. Reference and information services: an introduction. 4th ed. London: Facet, 2018. 484 p.
UNIVERSIDAD DE BARCELONA. Centro de Recursos para el Aprendizaje y la Investigación (CRAI). Disponível em: https://crai.ub.edu/es/conoce-el-crai. Acesso em: 19 maio 2023.
CASTRO FILHO, C. M.; VERGUEIRO, W. C. S. Convergências e divergências do modelo europeu do centro de recursos para el aprendizaje y la investigación (CRAI) em relação às bibliotecas universitárias brasileiras. Bibliotecas Universitárias: pesquisas, experiências e perspectivas, v. 1, n. 1, 2011. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/92342 . Acesso em: 19 maio 2023.
GASQUE, K. C. G. D. Centro de recursos de aprendizagem: biblioteca escolar para o Século XXI. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia & Ciência da Informação, v. 11, n. 1, p. 138-154, 2013. DOI: 10.20396/rdbci.v11i1.1656.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. ed. São Paulo, SP: Atlas, 2019. 230 p.
MUSSI, Ricardo Franklin de Freitas; FLORES, Fábio Fernandes; ALMEIDA, Claudio Bispo de. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 48, p. 60-77, out. 2021. Disponível em: https://encurtador.com.br/nsKT6. Acesso em: 10 ago. 2023.
NUNES, Martha Suzana Cabral; CARVALHO, Kátia de. As bibliotecas universitárias em perspectiva histórica: a caminho do desenvolvimento durável. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 21, n. 1, p. 173-193, jan./mar. 2016. Disponível em: https://encr.pw/KaWFF. Acesso em: 07 set. 2022.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP). Portal. Biblioteca Central Cesar Lattes oferece Serviço de Atendimento Especializado à Pesquisa. 15 jun. 2022. Disponível em: https://l1nq.com/5KLJY. Acesso em: 22 maio 2023.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP). Portal. UNICAMP lança guia para acesso a 70 mil e-books sobre os 17 objetivos de sustentabilidade da ONU. 9 maio 2023. Disponível em: https://encr.pw/zjTIp. Acesso em: 25 maio 2023.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Michele Lebre de Marco, Roberta Cristina Dal’Evedove Tartarotti , Juliano Benedito Ferreira