Banner Portal
Identidade visual do Centro de Recursos de Aprendizagem (CRA) do Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU)
Logotipo do Centro de Recursos de Aprendizagem, uma ideia na lâmpada
PDF
ÁUDIO
VÍDEO

Palavras-chave

Identidade visual
Serviço de referência
Bibliotecas universitárias
Atuação do bibliotecário
Design da informação

Como Citar

FERREIRA , Juliano Benedito; TARTAROTTI , Roberta Cristina Dal’Evedove; MARCO , Michele Lebre de. Identidade visual do Centro de Recursos de Aprendizagem (CRA) do Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU): contribuições do design da informação para a concepção e consolidação da marca. Revista Saberes Universitários, Campinas, SP, v. 3, n. 00, p. e024007, 2020. DOI: 10.20396/saberes.v3i00.18646. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/saberes/article/view/18646. Acesso em: 2 maio. 2024.

Dados de financiamento

Resumo

Descreve o processo de criação da identidade visual do Centro de Recursos de Aprendizagem (CRA), que faz parte do Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). O CRA é responsável pelo serviço de referência da Biblioteca Central Cesar Lattes (BCCL) e também pelo apoio a outras bibliotecas da universidade. Com o objetivo de tornar o CRA mais conhecido e facilitar a identificação dos produtos e serviços oferecidos pelas bibliotecas, foi criada uma marca para o serviço. O design da informação subsidiou a criação do logotipo do CRA, de forma que sua identidade transmita confiança e seriedade, refletindo seus valores e objetivos. Todo o processo de criação da identidade visual foi desenvolvido pelos bibliotecários da equipe do CRA, que oferecem um serviço de referência especializado e visando à excelência, além de uma visão detalhada da importância da comunicação visual em bibliotecas universitárias.

https://doi.org/10.20396/saberes.v3i00.18646
PDF
ÁUDIO
VÍDEO

Referências

ELIEL, O. et al. O papel da biblioteca universitária na viabilização das atividades de ensino e pesquisa durante a pandemia de COVID-19: a experiência do Sistema de Bibliotecas da UNICAMP (SBU). In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 29., 2022, Online. Anais [...], v. 1, n. 1, p. 1–15. Disponível em: https://portal.febab.org.br/cbbd2022/article/view/2508. Acesso em: 31 ago. 2023.

FARINA, Modesto. Psicodinâmica das cores em comunicação. São Paulo, SP: Edgard Blucher, 1982. 273 p.

JORENTE, Maria José Vicentini. Ciência da informação: mídias e convergência de linguagens na web. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. 170 p. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/109223. Acesso em: 10 jun. 2023.

LANDIM, Laís Alpi. Perspectivas críticas para o design da informação: contribuições da Ciência da Informação no contexto e-Saúde. 2023. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Marília, 2023. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/242703. Acesso em: 13 jun. 2023.

OLIVEIRA, João Augusto Dias Barreira e. A Ciência da Informação e o Design de Informação: perspectivas interdisciplinares. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Marília, 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/126604. Acesso em: 10 jun. 2023.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Juliano Benedito Ferreira , Roberta Cristina Dal’Evedove Tartarotti , Michele Lebre de Marco

Downloads

Não há dados estatísticos.