Pelas ondas da história oral na trajetória do professor José Carlos Sebe Bom Meihy

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v4i2.9803

Resumo

A apresentação do Dossiê “Patrimônio-Educativo e História oral: subjetividades e diversidades na contemporaneidade” anuncia, de início, o reconhecimento das organizadoras quanto ao vínculo com o Núcleo de Estudos em História Oral do Depto. de História da USP, criado pelo Professor José Carlos Sebe Bom Meihy, que de alguma forma em diferentes momentos as uniu. Desta feita, as Professoras Andrea Paula dos Santos Oliveira Kamensky, Maria Lucia Mendes de Carvalho e Suzana Lopes Salgado Ribeiro são unânimes em afirmar que as leituras e referenciais teóricos que nortearam e norteiam as escolhas para a trajetória acadêmica que perseguiram, ao buscarem a História Oral, tem como ponto de partida o Professor Meihy, cuja produção as fundamentou no desenvolvimento das pesquisas e fazeres acadêmicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Cristina Menezes, Faculdade de Educação/Universidade Estadual de Campinas

Possui pós-doutorado em História da Educação pela Universidade de Lisboa (2004), Séjour d' Études no INRP, Paris (2002), doutorado em Educação, História da Educação, pela Universidade Estadual de Campinas (1999); Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994). Professora de História da Educação, no Departamento de Filosofia e História da Educação, da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (desde 1997); Coordenadora do CIVILIS, Grupo de Estudos e Pesquisa em História da Educação, Cultura Escolar e Cidadania; Moderado da Ridphe_l, lista de discussão da Rede Iberoamericana para a Investigação e Difusão do Patrimônio Histórico-Educativo; Editora Executiva da Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo - RIDPHE_R.

Maria de Lourdes Pinheiro, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Pedagogia (1999) e História (2016), mestrado em Educação, área de Ensino, Avaliação e Formação de Professores (2003) e doutorado em Educação, área de História, Filosofia e Educação (2009), pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professora na Faculdade Aldete Maria Alves (Iturama-MG) e pesquisadora do CIVILIS/FE/UNICAMP.

Downloads

Publicado

2018-12-29

Como Citar

MENEZES, M. C.; PINHEIRO, M. de L. Pelas ondas da história oral na trajetória do professor José Carlos Sebe Bom Meihy. RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, Campinas, SP, v. 4, n. 2, p. 211–216, 2018. DOI: 10.20888/ridphe_r.v4i2.9803. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9803. Acesso em: 23 jul. 2021.

Edição

Seção

EDITORIAL