Construção da memória e da história da formação docente para a educação profissional e tecnológica a partir das narrativas sobre o cotidiano escolar

Autores

  • Thayssa Martins Moraes Ribeiro Centro Paula Souza - SP
  • Sueli Soares dos Santos Batista Centro Paula Souza - SP

DOI:

https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v3i2.9298

Palavras-chave:

Formação docente. Educação Profissional e Tecnológica. Patrimônio educativo.

Resumo

 Ao longo da história das escolas técnicas públicas paulistas  nem sempre a licenciatura foi pré-condição para a atuação do docente. Daí a necessidade de se trabalhar na pesquisa educacional as experiências e narrativas destes docentes, campo carente nas pesquisas educacionais. A revisão bibliográfica foi realizada a partir de artigos sobre formação docente e narrativas educacionais do cotidiano escolar, considerando os desafios atuais da educação profissional e tecnológica. Com este estudo que  também se baseou em entrevistas de historia oral,  espera-se contribuir com as pesquisas sobre as formas de pensar o fazer docente na educação profissional e tecnológica e a formação de professores em geral como parte das abordagens sobre o patrimônio educativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thayssa Martins Moraes Ribeiro, Centro Paula Souza - SP

Mestrado em Tecnologia: Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional - Centro Paula Souza - SP

Sueli Soares dos Santos Batista, Centro Paula Souza - SP

Realizou pós-doutorado no Depto. de História e Filosofia da Educação da Faculdade de Educação da Unicamp (2012). Possui mestrado (1997) e doutorado em Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2002). É graduada em História pela USP (1992) e Filosofia pela Unicamp (2007). Atualmente é professora e pesquisadora da Faculdade de Tecnologia de Jundiaí e do Mestrado Profissional do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), trabalhando em regime de jornada integral e coordenando o Núcleo de Estudos em Tecnologia e Sociedade (NETS). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação profissional e tecnológica, cultura e educação; teoria crítica; filosofia da educação, indústria cultural, arte e sociedade. Faz parte do Grupo de Trabalho de História da Infância e da Juventude da ANPUH-SP pesquisando as relações entre educação e trabalho.

Downloads

Publicado

2017-12-19

Como Citar

RIBEIRO, T. M. M.; BATISTA, S. S. dos S. Construção da memória e da história da formação docente para a educação profissional e tecnológica a partir das narrativas sobre o cotidiano escolar. RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, Campinas, SP, v. 3, n. 2, p. 369–384, 2017. DOI: 10.20888/ridphe_r.v3i2.9298. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9298. Acesso em: 3 fev. 2023.

Edição

Seção

ARTIGO