Escola Maria Teresa Vilanova Castilhos – Escola Polivalente: acervos fotográficos e História da Educação

Autores

  • Maria Augusta Martiarena de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v3i2.9295

Palavras-chave:

Acervos fotográficos. Patrimônio histórico-educativo. Cultura escolar.

Resumo

No bojo do Projeto sobre a história e a memória da Escola Polivalente de Osório-RS, este artigo objetiva discorrer sobre a compreensão do acervo fotográfico como importante elemento constituinte do patrimônio histórico-educativo da instituição objeto de pesquisa, bem como apresentar as possibilidades de estudo da cultura escolar a partir da dos documentos constantes no acervo. Entende-se que o significado de patrimônio histórico-educativo permite que se considere as fotografias escolares comointegrantesdessa materialidade escolar. Digitalização e disponibilização online configuram-se em estratégia de preservação. Além disso, realiza-se um trabalho de análise desses documentos, o qual pretende gerar uma série de estudos de diferentes aspectos da cultura escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Augusta Martiarena de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal de Pelotas (2001), Mestrado (2005) e Doutorado (2012) em Educação - linha de pesquisa Filosofia e História da Educação pela Universidade Federal de Pelotas e Pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação e de História, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Educação, Fotografia, Educação na Primeira República, História do Rio Grande do Sul, História do Brasil e da América Latina.

 

Downloads

Publicado

2017-12-19

Como Citar

OLIVEIRA, Maria Augusta Martiarena de. Escola Maria Teresa Vilanova Castilhos – Escola Polivalente: acervos fotográficos e História da Educação. RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, Campinas, SP, v. 3, n. 2, p. 323–336, 2017. DOI: 10.20888/ridphe_r.v3i2.9295. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9295. Acesso em: 14 jul. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO