Potencialidades de um arquivo escolar: o caso do Núcleo de Documentação e Memória do Colégio Pedro II

Autores

  • Tatyana Marques de Macedo Cardoso Universidade Federal Fluminense
  • Claudia Maria Costa Alves de Oliveira Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v3i2.9293

Palavras-chave:

Colégio Pedro II. Núcleo de Documentação e Memória. Arquivo escolar.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar o potencial histórico arquivístico do Núcleo de Documentação e Memória do Colégio Pedro II (NUDOM) para as pesquisas acadêmicas a partir do seu vasto acervo. Essa instituição secular de ensino, criada em 1837, localizada no Centro do Rio de Janeiro, se constitui em um “lugar de memória”, personagem/objeto, patrimônio da História da Educação Brasileira. O acervo documental deste Núcleo tem valor inestimável para a instituição e alto grau de relevância para a pesquisa, pois dimensiona a importância do Colégio no desenvolvimento da Educação Brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatyana Marques de Macedo Cardoso, Universidade Federal Fluminense

Bibliotecária do Núcleo de Documentação e Memória do Colégio Pedro II. Mestre em Memória Social. Doutoranda em Educação pela Universidade Federal Fluminense.

Claudia Maria Costa Alves de Oliveira, Universidade Federal Fluminense

Professora titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, credenciada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF. Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (1982), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1990) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2000).

Downloads

Publicado

2017-12-19

Como Citar

CARDOSO, Tatyana Marques de Macedo; OLIVEIRA, Claudia Maria Costa Alves de. Potencialidades de um arquivo escolar: o caso do Núcleo de Documentação e Memória do Colégio Pedro II. RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, Campinas, SP, v. 3, n. 2, p. 289–302, 2017. DOI: 10.20888/ridphe_r.v3i2.9293. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9293. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO