O patrimônio histórico educativo em museus e arquivos na Iberoamérica

  • Maria Cristina Menezes FE - UNICAMP
  • Maria de Lourdes Pinheiro CIVILIS, FE - Unicamp

Resumo

Eis que apresentamos nova edição da RIDPHE_R, Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo.

Biografia do Autor

Maria Cristina Menezes, FE - UNICAMP
Possui pós-doutorado em História da Educação pela Universidade de Lisboa (2004), Séjour d' Études no INRP, Paris (2002), doutorado em Educação, História da Educação, pela Universidade Estadual de Campinas (1999); Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994). Professora de História da Educação, no Departamento de Filosofia e História da Educação, da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (1997 - ); Exerceu Cátedra Iberoamericana na Universidad Complutense de Madrid (2012); Coordenadora do CIVILIS, Grupo de Estudos e Pesquisa em História da Educação, Cultura Escolar e Cidadania; Moderado da Ridphe_l, lista de discussão da Rede Iberoamericana para a Investigação e Difusão do Patrimônio Histórico-Educativo; Editora Executiva da Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo - RIDPHE_R. Tem experiência em pesquisa na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história das instituições escolares; história de formação docente e das práticas educativas com ênfase nas pesquisas em arquivos, museus e bibliotecas escolares não circulantes; cultura material escolar e preservação e estudo do patrimônio histórico-educativo e cultural escolar.
Maria de Lourdes Pinheiro, CIVILIS, FE - Unicamp
Possui graduação em Pedagogia (1999) e História (2016), mestrado em Educação, área de Ensino, Avaliação e Formação de Professores (2003) e doutorado em Educação, área de História, Filosofia e Educação (2009), pela Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Educação, sobretudo em história da educação, história e cultura afro-brasileira, filosofia e educação, filosofia e ética, currículos e práticas culturais, educação de jovens e adultos, educação não formal, metodologia da pesquisa científica, editoração de revistas eletrônicas. É pesquisadora do grupo CIVILIS (Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação, Cultura Escolar e Cidadania), da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas.
Publicado
2017-12-19
Como Citar
Menezes, M. C., & Pinheiro, M. de L. (2017). O patrimônio histórico educativo em museus e arquivos na Iberoamérica. RIDPHE_R Revista Iberoamericana Do Patrimônio Histórico-Educativo, 3(2), 253-255. https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v3i2.9290
Seção
Editorial