Repositório de Conteúdo Digital: uma biblioteca da história da educação matemática
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v2i2.9250Palavras-chave:
Repositório digital, História da educação matemática, Biblioteca digital, Documentos históricos, História comparada.Resumo
Esse artigo tem o intuito de divulgar o armazenamento, preservação, difusão e usos de documentos e materiais relevantes à história da educação matemática, entre o período de 1890 e 1970, a partir do Repositório de Conteúdo Digital da História da Educação Matemática, uma biblioteca digital idealizada, produzida e mantida por integrantes do GHEMAT – Grupo de Pesquisa em História da Educação Matemática no Brasil, que desde sua criação em 2000, atua no desenvolvimento coletivo de projetos temáticos de pesquisa sobre educação matemática com a participação de pesquisadores de diversos estados e universidades brasileiras. Esse Repositório constitui-se um espaço virtual para alocação de documentos digitalizados, inserido no sítio da Universidade Federal de Santa Catarina, a manutenção atual do Repositório veicula-se pelo projeto “A constituição dos saberes elementares matemáticos: a Aritmética, a Geometria e o Desenho no curso primário em perspectiva histórico-comparativa, 1890-1970” coordenado pelo Prof. Dr. Wagner Rodrigues Valente e financiado pelo CNPq. Resultados de pesquisas realizadas a partir dos documentos postos no Repositório possibilitam debates, de nível nacional, evidenciados pelas produções obtidas de alguns Seminários Temáticos do GHEMAT, cada Seminário resultou na elaboração de um livro. Desse modo podemos inferir que os estudos por meio dos documentos do Repositório proporcionam a escrita e divulgação de características da escola primária em tempos passados, seja de elementos da sua constituição, organização, espaço, seja referente ao ensino de saberes matemáticos, métodos de ensino, orientações pedagógicas e finalidades de ensino.
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