A produção do inventário da coleção da Profª. Maria Luiza Cardoso sobre a história do ensino militar: perspectivas e desafios

Autores

  • Maria Luiza Cardoso Universidade da Força Aérea (UNIFA)

DOI:

https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v2i2.9249

Palavras-chave:

História da Educação, Patrimônio Educacional, Educação Militar.

Resumo

Este trabalho teve como objetivo descrever o processo de organização do acervo de documentos pessoais da Profa. Dra. Maria Luiza Cardoso sobre o ensino nas instituições militares. A referida docente trabalhou mais de 31 anos, como militar, na área educacional da Força Aérea Brasileira (FAB). A organização da Coleção envolve: 1) a viabilização do trabalho de higienização, acondicionamento e tratamento adequado dos documentos que compõem os seus subfundos arquivísticos; 2) a identificação, a descrição e a classificação do acervo histórico; 3) a digitalização dos documentos referentes aos subfundos, visando constituir um banco de dados sobre a documentação manuseada; e 4) a disponibilização para consultas e pesquisas de todo o material registrado do acervo através da elaboração de um DVD.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Luiza Cardoso, Universidade da Força Aérea (UNIFA)

Pós-Doutorado e Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), e Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É Graduada em Educação também pela UERJ. Professora militar da Universidade da Força Aérea (UNIFA), criou o Centro de Memória do Ensino Militar, na Instituição, e o Setor de Acesso e Divulgação da Documentação do Centro de Documentação da Aeronáutica (CENDOC). Atualmente está aposentada.

Downloads

Publicado

2016-06-27

Como Citar

CARDOSO, Maria Luiza. A produção do inventário da coleção da Profª. Maria Luiza Cardoso sobre a história do ensino militar: perspectivas e desafios. RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, Campinas, SP, v. 2, n. 2, p. 156–171, 2016. DOI: 10.20888/ridphe_r.v2i2.9249. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9249. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO