A edificação do Centro de Educação e Memória do Atheneu Sergipense

Autores

  • Eva Maria Siqueira Alves Universidade Federal de Sergipe/Departamento de Educação

DOI:

https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v2i2.9243

Resumo

O foco central do presente trabalho consiste em expor as diversas fases e ações da edificação do Centro de Educação e Memória do Atheneu Sergipense – CEMAS, visando responder as questões: o que um arquivo escolar produz? Que tipo de documentos e em qual local estão “guardados”? A divisão metodológica inicia pelo momento anterior à sua criação, passando pelo período de mais intensos afazeres com a identificação, limpeza e catalogação do acervo, a etapa de disseminação das ações com a produção científica, a fase atual com parte do acervo digitalizada e a produção dos guias de fontes, até a projeção futura de novas atuações. As vozes silenciadas da memória educacional sergipana começaram a falar...

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eva Maria Siqueira Alves, Universidade Federal de Sergipe/Departamento de Educação

Docente do Departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe. Grupo de Pesquisa Disciplinas Escolares: História, Ensino, Aprendizagem (DEHEA). Presidente do Conselho Municipal de Educação de Aracaju - SE (CONMEA).

Downloads

Publicado

2016-06-27

Como Citar

ALVES, Eva Maria Siqueira. A edificação do Centro de Educação e Memória do Atheneu Sergipense. RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, Campinas, SP, v. 2, n. 2, p. 37–50, 2016. DOI: 10.20888/ridphe_r.v2i2.9243. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9243. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO