Resumo
Félix-Émile Taunay, diretor da Academia Imperial de Belas Artes do Rio de Janeiro entre 1834 e 1851, foi o responsável pela organização de uma metodologia de ensino baseada em fundamentos clássicos, advinda do modelo acadêmico francês. Para tanto, organiza em 1837 um Epítome de anatomia, a partir de obras fundamentais ao estudo do desenho, quais sejam, a teoria das expressões de Charles Le Brun (1668), o tratado dos ossos e musculatura de François Tortebat e Roger de Piles (1668), o tratado baseado em figuras da Antigüidade de Gerard Audran (1683) e o verbete “proporções”, do Dictionnaire des Beaux-Arts de Aubin- Louis Millin (1806), que serão aqui analisados para o entendimento de sua metodologia de ensino e da recepção da tradição clássica no Brasil.
Referências
DUVAL, Mathias & CUYER, Édouard. Histoire de l’anatomie plastique. Les maîtres, les livres et les écorchés. Paris, Société française d’éditions d’art, 1898, p. 139.
SCHLOSSER, Julios von. La littérature artistique. Paris: Flammarion, 1996, p. 629.
LE BRUN, Charles. L’expression des passions & autres conférences, correspondances. Paris: Éditions Dédale, 1994, p. 52.
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