Resumo
O artigo começa com uma apresentação das imagens representadas nas amoedações, como um documento alternativo, analisando as questões políticas relativas ao mundo romano durante o governo de Diocleciano. Enfatiza-se nessa discussão a importância do uso de uma variedade de fontes iconográficas e arqueológicas. Usando como fonte iconográfica a coleção numismática do acervo do Museu Histórico Nacional, Rio de Janeiro, analisamos a imagem como uma fonte de propaganda legitimadora do poder imperial.
Referências
CARLAN, Cláudio Umpierre. “Las monedas de Constancio II en el acervo Del Museo Histórico Nacional de Río de Janeiro: características”. In: ALFARO, Carmen, MARCOS, Carmen '& PALOMA, Otero. Ártas del XTIT Congreso Internacional de Nãmismática. Madrid: Ministério de Cultura, 2005.
DEPEYROT, G. Economie et Numismatique (284-491). Pacis: Errance, 1987, p. 84.
JUNGE, Ewald. The Seaby Coin Encyclapaedia. Second Impression Wwith revisions. London: British Library, 1994, p. 107.
RÉMONDON, Roger. La Crisis del Imperio Romano. De Marco Aurelio a Anastasio. 2. ed. Barcelona: Labor, 1973, p. 110.
FUNARI, Pedro Paulo Abreu. Grécia e Roma. Vida pública e vida privada. Cultura, pensamento e mitologia. Amor e sexualidade. São Paulo: Contexto, 2002, p. 114.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2021 Revista de História da Arte e da Cultura