Banner Portal
Poder, imagem e Arqueologia
PDF

Palavras-chave

Moeda
Império
Iconografia
Poder
Política

Como Citar

CARLAN, Cláudio Umpierre. Poder, imagem e Arqueologia: a iconografia monetária e o exército romano. Revista de História da Arte e da Cultura, Campinas, SP, n. 6, p. 7–14, 2006. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/rhac/article/view/15726. Acesso em: 16 jul. 2024.

Resumo

O artigo começa com uma apresentação das imagens representadas nas amoedações, como um documento alternativo, analisando as questões políticas relativas ao mundo romano durante o governo de Diocleciano. Enfatiza-se nessa discussão a importância do uso de uma variedade de fontes iconográficas e arqueológicas. Usando como fonte iconográfica a coleção numismática do acervo do Museu Histórico Nacional, Rio de Janeiro, analisamos a imagem como uma fonte de propaganda legitimadora do poder imperial.

PDF

Referências

CARLAN, Cláudio Umpierre. “Las monedas de Constancio II en el acervo Del Museo Histórico Nacional de Río de Janeiro: características”. In: ALFARO, Carmen, MARCOS, Carmen '& PALOMA, Otero. Ártas del XTIT Congreso Internacional de Nãmismática. Madrid: Ministério de Cultura, 2005.

DEPEYROT, G. Economie et Numismatique (284-491). Pacis: Errance, 1987, p. 84.

JUNGE, Ewald. The Seaby Coin Encyclapaedia. Second Impression Wwith revisions. London: British Library, 1994, p. 107.

RÉMONDON, Roger. La Crisis del Imperio Romano. De Marco Aurelio a Anastasio. 2. ed. Barcelona: Labor, 1973, p. 110.

FUNARI, Pedro Paulo Abreu. Grécia e Roma. Vida pública e vida privada. Cultura, pensamento e mitologia. Amor e sexualidade. São Paulo: Contexto, 2002, p. 114.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Revista de História da Arte e da Cultura

Downloads

Não há dados estatísticos.