Resumo
A estatura de Giulio Romano dentro da história da arte foi, em grande medida, definida a partir da versão giuntina (1568) das Vite de Giorgio Vasari. A revisão historiográfica a propósito do artista indica a persistência, até o século XX, dos julgamentos
emitidos pelo biógrafo aretino naquela segunda edição. Contudo, a análise comparada das duas biografias – 1550 e 1568 – expõe grandes contradições e mudanças significativas no pensamento vasariano que nos permitem sugerir, no presente artigo, a possibilidade efetiva de revisão da personalidade artística e da fortuna crítica de Giulio.
Referências
AGOSTI, G. “Qualcosa su e di e intorno a Giulio Romano”. In Prospettiva, n. 91-92, julho-outubro de 1998.
ARETINO, P. / CAMESASCA, E. Lettere. 1957, v. I, carta LXLII.
BAROCCHI, P. /BETTARINI, R. Le vite de’più eccellenti pittori scultori e architettori nelle redazioni del 1550 e 1568., 6 v. Florença: Sansoni Editore, [1966] 1987.
BAROCCHI, P. /RISTORI, R. Il carteggio di Michelangelo. Florença, 1967.
BELLUZZI, A. “Giulio di Raffaello da Urbino”. In Quaderni di Palazzo Te, 8, IV, janeiro a junho de 1988. Mântua: Edizioni Panini.
BELLUZZI, A. /FERRARI, D. Giulio Romano. Repertorio di fonti documentarie. Roma: Ministero per I beni culturali e ambientali / Ufficio centrale per i beni archivistici, 1992.
BELLUZZI, Palazzo Te a Mantova. Mirabilia Italia n. 8. Panini Franco Cosimo, 1998.
BOTTANI, G. Descrizione storica delle pitture del regio-ducale Palazzo del Te. Mântua, 1783.
CHASTEL, A. La gloire de Raphaël, ou Le triomphe d’Eros. Paris: Editions de la Reunion des musées nationaux, 1995.
D’ARCO, C. Istoria della vita e delle opere di Giulio Pippi Romano; scritta da Carlo d’Arco. Mantova: Fratelli Negretti, [1838] 1842.
ERBESATO, G. M. Giorgio Vasari – Le Vite di Raffaello e Giulio Romano. Mântua: Tre Lune.
ECKERMANN, E. P. Gespräche mit Goethe. Leipzig, 1836, conversa de 13 de abril de 1829.
FROMMEL, C. L. “Giulio Romano architetto”. In Giulio Romano. Florença: Giunti, 1996.
FROMMEL, C. L. “Villa Madama. In Raffaello architetto. Roma: Electa Editrice, 1984.
G. B. ARMENINI. De’ veri precetti della pittura. [Ravena, 1587] Milão, 1820.
GENGARO, M. L. “Il tema del rapporto tra le arti nella critica di Giorgio Vasari”. In Studi Vasariani. Florença: Sansoni, 1950.
GOMBRICH, E. H. “Anticamente moderni e modernamente antichi – note sulla fortuna critica di Giulio Romano pittore”. In Giulio Romano. Milão: Electa, 1989.
HARTT, F. Giulio Romano. 2 v. [New Haven, 1958] Nova York: Hacker Art Books, 1981.
JOANNIDES, P. “The Early Easel Paintings of Giulio Romano”. In Paragone, n. 425, julho de 1985, ano XXXVI. Florença: Sansoni Editore.
LAWNER, L. I Modi. Milão: Longanesi, 1984. Veja-se também BRAGLIA, R. I Modi e i soneti lussuriosi secondo l’edizione clandestina stampata a Venezia nel 1527. Mântua: Editoriale Sometti, 2000.
Madonna della Gatta. Óleo sobre madeira; 172 x 144cm, c. 1523. Museo Nazionale di Capodimonte, Nápoles, inv. Q.140.
Painel Fugger ou Sagrada Família com São Marcos e São Tiago. Óleo sobre madeira. Roma, igreja de Santa Maria dell’Anima, altar-mor, c. 1523.
QUATREMÉRE DE QUINCY, A.-C. Histoire de la vie et des ouvrages de Raphaël. Paris, 1824.
RAVELLI, L. “Riflessioni sui caratteri espressivi e pittorici di Giulio Romano”. In Giulio Romano – Atti del Convegno Internazionale di Studi su Giulio Romano e l’espansione europea del Rinascimento. Mântua, 1989.
SHEARMAN, J. “Giulio Romano and Baldassare Castiglione”. In Giulio Romano – Atti del Convegno... 1989.
TAFURI, M. “Giulio Romano: linguaggio, mentalità, commitenti”. In Giulio Romano. Milão: Electa, 1989.
TALVACCHIA, B. Taking Positions. On the Erotic in the Renaissance Culture. Princeton: Princeton University Press.
VASARI-MILANESI, 1906, V.
Vocabolario degli Accademici della Crusca, v. II, 1886, item II.
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2021 Revista de História da Arte e da Cultura