Banner Portal
Tarsila
PDF

Palavras-chave

Desenhos
Gravuras
Tarsila do Amaral
Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo

Como Citar

PETRY, Michele Bete. Tarsila: gravuras e Louvor à natureza, desenhos eternos de Tarsila do Amaral. Revista de História da Arte e da Cultura, Campinas, SP, v. 2, n. 2, p. 100–118, 2021. DOI: 10.20396/rhac.v2i2.15916. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/rhac/article/view/15916. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

O tema do desenho na obra de Tarsila do Amaral é investigado a partir da sua relação com a gravura. Primeiramente, revisitamos a bibliografia sobre o lugar do desenho na obra da artista, definindo uma posição teórica em diálogo com ela. Depois, elegemos como objeto de estudo uma série de gravuras realizada a partir de desenhos da artista, pertencente ao Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP). Trata-se de uma produção que explicita o movimento realizado por Tarsila do Amaral, após a década de 1960, para a circulação da sua obra no país. Investigando a motivação de Tarsila do Amaral para autorizar a gravação dos seus desenhos, propomos novas reflexões e sugerimos que essas gravuras apresentam a eternização dos desenhos da artista.

https://doi.org/10.20396/rhac.v2i2.15916
PDF

Referências

AMARAL, Aracy A. Tarsila: sua obra e seu tempo. 3ª ed. São Paulo: Editora 34/Edusp – Editora da Universidade de São Paulo, 2003.

AMARAL, Tarsila do. A gravura na arte japonesa. Diário de S. Paulo, terça-feira, 19 jan. 1937. In: BRANDINI, Laura Taddei (Org.). Crônicas e outros escritos de Tarsila do Amaral. Campinas: Editora da Unicamp, 2009, p. 194.

BANCO CENTRAL DO BRASIL. A persistência da memória, s.d.

BANCO Central do Brasil. Museu de Valores. Coleção de arte = art collection. Brasília: Banco Central do Brasil, 2014.

BATISTA, Marta Rossetti. Os artistas brasileiros na Escola de Paris: anos 1920. São Paulo: Editora 34, 2012.

BRANDÃO, Angela. Desenhos de Tarsila do Amaral: barroco mineiro através do olhar modernista. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas, 1999.

BREDEKAMP, Horst. Mãos pensantes – considerações sobre a arte da imagem nas ciências naturais. In: ALLOA, Emmanuel (Org.). Pensar a imagem. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.

CARVALHO, Francisca Rosemary Ferreira de; SILVA, Regiane Aparecida Caire da; SANTOS, Flavia Rodrigues dos. Coleção do Banco Central do Museu Histórico e Artístico do Maranhão: considerações sobre a gravura de Tarsila do Amaral. Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (RICS), São Luís, v. 4 - Número Especial, jul./dez., 2018.

CATÁLOGO Raisonné Tarsila do Amaral. São Paulo: Base 7 Projetos Culturais: Pinacoteca do Estado de São Paulo, 2008.

FLORES, Maria Bernardete Ramos; PETRY, Michele Bete. Na caverna de Tarsila: Sobrevivências do primitivo como presença do não colonial. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 3, n. 1, p. 115–132, 2019. DOI: 10.24978/mod.v3i1.3770. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8662933. Acesso em: 13 dez. 2021.

GOTLIB, Nádia Battella. Tarsila do Amaral, a modernista. 5ª ed. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2012.

GRASSMANN, Marcelo (Org.). Tarsila. São Paulo: Galeria Collectio, 1971.

GRAVURA, a razão do Nugrasp. O Estado de S. Paulo, São Paulo, ano 93, n. 29.806, p. 8, 2 jun. 1972. Disponível em: https://acervo.estadao.com.br. Acesso em: 16 abr. 2021.

MINISTÉRIO da Cultura; Banco do Brasil. Tarsila do Amaral: percurso afetivo. Curadoria de Antonio Carlos Abdalla e Tarsilinha do Amaral. Catálogo de exposição [Centro Cultural do Banco do Brasil, Rio de Janeiro, fev.-abr. 2012]. Rio de Janeiro: CCBB.

RODRIGUES, Antonio Carlos. Algumas lições sobre desenhos. In: ELUF, Lygia. Tarsila do Amaral. Campinas: Editora da Unicamp/Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2008.

VALLEGO, Rachel. Da Galeria Collectio ao Banco Central do Brasil – Percursos de uma coleção de arte. 2015. Dissertação (Mestrado em Artes) – Universidade de Brasília, Brasília, 2015a.

VALLEGO, Rachel. Doações do acervo de arte do Banco Central do Brasil – uma presença modernista? In: ENCONTRO NACIONAL DA ANPAP, 24, 2015, Santa Maria. Anais do... Santa Maria: ANPAP/PPGART/CAL/UFSM, 2015b.

VALLEGO, Rachel. Nostalgia moderna: a consagração do Modernismo e o mercado de arte nos anos 1970 na doação do Banco Central do Brasil para o MAC USP. Tese (Doutorado em Estética e História da Arte) – Universidade de São Paulo, 2019.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Michele Bete Petry

Downloads

Não há dados estatísticos.