Banner Portal
Deutsche Gruppe
PDF

Palavras-chave

Estado Novo
Nazismo
Arte alemã

Como Citar

VIANNA NETO, Liszt. Deutsche Gruppe: arte e nacionalismo entre o Brasil do Estado Novo e a Alemanha Nacional Socialista. Revista de História da Arte e da Cultura, Campinas, SP, v. 2, n. 1, p. 51–65, 2021. DOI: 10.20396/rhac.v2i1.14290. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/rhac/article/view/14290. Acesso em: 30 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo aborda o chamado Deutsche Gruppe, grupo de artistas alemães da Pro Arte, associação de artistas e apreciadores das artes alemãs no Brasil fundada em 1931. Composto F. Maron, H. Nöbauer, Otto Singer e Herbert Reiner, o grupo era formado por artistas que se nutriram do mecenato estatal brasileiro, mesmo se aproximando do nacional-socialismo alemão, e se envolveram em uma série de denúncias contra outros sócios da Pro Arte.

https://doi.org/10.20396/rhac.v2i1.14290
PDF

Referências

ALTBERG, Alexander. Memórias [manuscrito]. Rio de Janeiro, arquivo pessoal de Tatiana Altberg, p. 61-62.

AMARAL, Aracy. Theodor Heuberger: A presença alemã no meio artístico contemporâneo brasileiro, Das exposições do Deutscher Werkbund e dos expressionistas alemães nos anos 20 aos Festivais de Teresópolis (1950-1980). In: Arte e meio artístico: entre a feijoada e o x-burger. São Paulo: Studio Nobel, 1982, p. 97-103.

BANDEIRA, Manuel. "Retratos de Meus Pintores". Bazar. Rio de Janeiro, 7 out. 1931.

CATÁLOGO da Exposição de 1928. Ata 0003 (1928). Arquivo do centro cultural FESO – Pro Arte, Teresópolis.

CATÁLOGO da Exposição de Candido Portinari no Museu Nacional de Belas-Artes, 1934, n.p..

DR. MUELLER. Der Kulturwart der Landesgruppe Brasilien d. NS- DAP. Um die Pro Arte den Juden in die Hände zu geben und ihnen dort entscheidenden Einfluß zu sichern [Erich Müller à Deutsche Akademie]. Ata R57 2560, 24 nov. 1933, Bundesarchiv, Berlin- Lichterfelde, p. 3.

EINFUEHRUNGSREDE zum 1. Literarischen Zirkel der “Pro Arte”. Gehalten von Theodor Heuberger. Ata R57 2560, 2 jun. 1933. Bundesarchiv, Lichterfelde, Berlim.

FON-FON, Rio de Janeiro, ano XXII, n.36, 23 nov. 1929, p. 58.

FORTE, Graziela Naclério. CAM e SPAM: arte, política e sociabilidade na São Paulo moderna, do início dos anos 1930. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008, p. 37.

HANS NOBAUER, o miniaturista plástico das nossas riquezas e formosuras naturaes. Vida Domestica: Revista do Lar e da Mulher, Rio de Janeiro: n.153, dez. 1930, p. 213.

KRITISCHE Betrachtungen: Pro Arte. Ata R57 2560, mai. 1933. Bundesarchiv, Berlin-Lichterfelde.

LACERDA, Carlos. [Sem título]. Diretrizes, n. 13, abr. 1939, n.p.

LACERDA, Carlos. Rosas e pedras de meu caminho. Brasília, DF: Ed. UnB: FUNDAMAR, 2001, p. 56.

LACOMBE, Marcelo S. Masset. Pro Arte: Uma experiência de centro cultural na década de 1930. Relatório de bolsa de Pós-Doutorado, UNICAMP, Campinas, nov. 2007.

MÜLLER, Erich; REUTER, Fritz. À Pro Arte. R57 2560, 22 nov. 1933. Bundesarchiv, Lichterfelde, Berlim.

NÖBAUER, Hans. Prontuário no. 21.619, Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro - APERJ, Coleção Polícia Política, DOPS, Série Pront.GB.

O PAVILHÃO da Allemanha, na X Feira Internacional de Amostras do rio de Janeiro. O Jornal, Rio de Janeiro, ano XIX, n.5642, 4 nov. 1937, p. 7.

SITZUNG AUF den Deutschen Gesandtschaft. R57 2560, 24 nov. 1933, Bundesarchiv, Berlin-Lichterfelde.

SITZUNG AUF der Deutschen Gesandtschaft, 24 nov. 1933. Ata R57 2560, Bundesarchiv, Berlin- Lichterfelde.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Liszt Vianna Neto

Downloads

Não há dados estatísticos.