Resumo
O objetivo deste artigo é perseguir a trajetória do quadro O ato da Coroação de Sua Majestade o Imperador, idealizado pelo artista francês François-René Moreaux em 1842. Atenta-se para as apropriações de tal pintura de história, dos usos do passado mobilizados a partir dela, conforme as configurações políticas dos contextos ao qual tal obra se viu inserida e manipulada pelos agentes envolvidos, seja pela família imperial no exílio na França, após a queda da monarquia, em fins de 1889; seja pelos personagens responsáveis pela sua repatriação ao Brasil, em 1975, por ocasião das efemérides de 150 anos de nascimento de d. Pedro II quando a obra foi musealizada.
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Testament et Codicille de Son Altesse Royale, Monseigner Philippe Marie Ferdinand Gaston d’Orleans, Comte d’Eu, en son vivant propriétaire, demeurant à Boulogne-sur-Seine, boulevard de Boulogne nº 67, veuf de Mme Isabelle Christine Leopoldine Augustine de Michele Gabrielle Raphaëlle Gonzague de Bragance, Princesse Imperial du Bresil, Comtesse d’Eu, décédé en mer à bord du “Massilia” le 28 auot 1922, déposés chez Me Fontana, notaire à Paris, le 3 Novembre 1922. Arquivo Histórico do Musée Louis-Philippe, Eu, Normandia, França. Agradeço a Alban Duparc pela interlocução constante sobre esse documento.
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