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Do Paço da Cidade ao Museu Imperial
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Palavras-chave

François-René Moreaux
Pintura histórica
Memória
Museu
Circulação

Como Citar

LIMA JUNIOR, Carlos. Do Paço da Cidade ao Museu Imperial: as (re)apropriações do quadro O ato da Coroação de Sua Majestade o Imperador, de François-René Moreaux, durante a República. Revista de História da Arte e da Cultura, Campinas, SP, v. 4, n. 2, p. 54–82, 2023. DOI: 10.20396/rhac.v4i2.18436. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/rhac/article/view/18436. Acesso em: 27 abr. 2024.

Dados de financiamento

Resumo

O objetivo deste artigo é perseguir a trajetória do quadro O ato da Coroação de Sua Majestade o Imperador, idealizado pelo artista francês François-René Moreaux em 1842. Atenta-se para as apropriações de tal pintura de história, dos usos do passado mobilizados a partir dela, conforme as configurações políticas dos contextos ao qual tal obra se viu inserida e manipulada pelos agentes envolvidos, seja pela família imperial no exílio na França, após a queda da monarquia, em fins de 1889; seja pelos personagens responsáveis pela sua repatriação ao Brasil, em 1975, por ocasião das efemérides de 150 anos de nascimento de d. Pedro II quando a obra foi musealizada.

https://doi.org/10.20396/rhac.v4i2.18436
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