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A composição de cúpulas imaginárias na capitania de Minas Gerais
Capa: Eliseu Visconti. Garotos da Ladeira, c. 1928. Óleo sobre tela, 57 x 81 cm. Coleção Particular. Fonte da Imagem: Catálogo Raisonné https://eliseuvisconti.com.br/obra/p560/
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Palavras-chave

Quadratura
Pintura de perspectiva
Pintura de teto
Pintura colonial mineira
Tratados de arte

Como Citar

GIOVANNINI, Luciana Braga. A composição de cúpulas imaginárias na capitania de Minas Gerais: a constituição de uma prática artística no ambiente das pinturas de quadratura e sua conexão com o ilusionismo pictórico da Itália setentrional (1760-1787). Revista de História da Arte e da Cultura, Campinas, SP, v. 4, n. 1, p. 89–125, 2023. DOI: 10.20396/rhac.v4i1.17658. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/rhac/article/view/17658. Acesso em: 22 jul. 2024.

Resumo

O artigo apresenta o estudo da concepção estrutural de um grupo de pinturas de teto que simulam arquiteturas circulares em perspectiva centralizada, as quais intitulamos cúpulas imaginárias. A composição dessas obras é consequência da prática artística instituída por meio da circulação de saberes que foram transmitidos de geração em geração: fruto da experiência compartilhada entre mestres, pintores, aprendizes e os demais artífices que frequentavam os canteiros de obras da capitania de Minas Gerais na segunda metade do Setecentos.

https://doi.org/10.20396/rhac.v4i1.17658
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