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Três mulheres de Massimo Campigli do acervo MAC USP e análises não invasivas
Capa: Eliseu Visconti. Garotos da Ladeira, c. 1928. Óleo sobre tela, 57 x 81 cm. Coleção Particular. Fonte da Imagem: Catálogo Raisonné https://eliseuvisconti.com.br/obra/p560/
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Palavras-chave

Massimo Campigli
Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo
Análises não invasivas
Arte moderna italiana
Espectrocopias
Imageamento

Como Citar

ROCCO, Renata Dias Ferraretto Moura; RIZZUTTO, Márcia de Almeida; SCHENATTO, Júlia; BOVOLENTA, Juliana Bittencourt. Três mulheres de Massimo Campigli do acervo MAC USP e análises não invasivas: entre figuras femininas e um retrato oculto. Revista de História da Arte e da Cultura, Campinas, SP, v. 4, n. 1, p. 4–21, 2023. DOI: 10.20396/rhac.v4i1.17633. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/rhac/article/view/17633. Acesso em: 3 maio. 2024.

Dados de financiamento

Resumo

O presente artigo tem como foco a pintura Três Mulheres (1940) feita pelo artista alemão, naturalizado italiano, Massimo Campigli (1895-1971), pertencente ao acervo do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP). Serão discutidos aspectos plásticos da obra somados aos resultados obtidos por análises não invasivas, com técnicas espectroscópicas de fluorescência de raios Xpor dispersão de energia (ED-XRF), Raman e imageamento. Todas as análises foram realizadas com equipamentos portáteis do Laboratório de Arqueometria e Ciências Aplicadas ao Patrimônio Cultural (LACAPC) do Instituto de Física da Universidade de São Paulo, no próprio museu.

https://doi.org/10.20396/rhac.v4i1.17633
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Copyright (c) 2023 Renata Dias Ferraretto Moura Rocco, Márcia de Almeida Rizzutto, Júlia Schenatto, Juliana Bittencourt Bovolenta

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