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A formação do escultor Rodolfo Bernardelli na Itália (1877-1885)
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Palavras-chave

Escultura
Rodolfo Bernardelli

Como Citar

DO CARMO COUTO DA SILVA, Maria. A formação do escultor Rodolfo Bernardelli na Itália (1877-1885): uma análise de sua trajetória a partir de fontes primárias. Revista de História da Arte e da Cultura, Campinas, SP, n. 6, p. 123–136, 2021. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/rhac/article/view/15735. Acesso em: 16 jul. 2024.

Resumo

Este artigo enfoca o estágio do escultor Rodolfo Bernardelli (Guadalajara, México, 1852 – Rio de Janeiro, RJ, 1931) em Roma, enquanto pensionista da Academia Imperial de Belas Artes do Rio de Janeiro, entre 1877 e 1885. Essa fase de sua trajetória foi analisada a partir de fontes primárias, como cartas do próprio artista e críticas de arte publicadas em jornais. A partir de sua produção nessa época, procuramos compreender a vertente realista à qual o artista se filiou e a recepção de suas obras no contexto histórico e artístico dos últimos anos do Segundo Reinado.

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Referências

BERNARDELLI, Rodolpho. Jornal do Commercio. Rio de Janeiro, ano 63, n. 288, p. 1, 16 out. 1885.

SILVA, Maria do Carmo Couto. A obra Cristo e a mulher adúltera e a formação italiana do escultor Rodolfo Bernardelli. Dissertação (Mestrado em História) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas. Orientação – Prof. Dr. Luciano Migliaccio. Campinas, 2005, 271p.

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MIGLIACCIO, Luciano. “Rodolfo Amoedo. O mestre, deveríamos acrescentar”. In: MARQUES, Luiz (Org.). 30 mestres da pintura no Brasil. São Paulo: Masp, 2001, p. 35.

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