Banner Portal
Arqueologia de naufrágios e a proposta de estudo de um navio negreiro
PDF

Palavras-chave

Arqueologia náutica
Arqueologia subaquática
Arqueologia marítima
patrimônio cultural subaquático
Navio negreiro

Como Citar

RAMBELLI, Gilson. Arqueologia de naufrágios e a proposta de estudo de um navio negreiro. Revista de História da Arte e da Cultura, Campinas, SP, n. 6, p. 97–106, 2021. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/rhac/article/view/15733. Acesso em: 16 jul. 2024.

Resumo

O presente artigo pretende apresentar e discutir a Arqueologia de naufrágios no Brasil, temática que ainda enfrenta problemas quanto a sua compreensão como uma especialização arqueológica náutica/subaquática/marítima; e, também, um estudo de caso sobre os restos do naufrágio de um navio negreiro de origem norte-americana, de nome Camargo, afundado em Angra dos Reis (RJ), em 1852. O projeto pretende, por meio da análise e interpretação da cultura material, conhecer parte da história que não está nos livros sobre os navios negreiros.

PDF

Referências

BARRETO, Luis Felipe apud FLORENTINO, Manolo. Em costas negras: uma história do tráfico de escravos entre a África e o Rio de Janeiro: séculos XVIII e XIX. São Paulo: Companhia das Letras, 1997, p. 145.

FUNARI, Pedro Paulo Abreu & CARVALHO, Aline Vieira de. Palmares, ontem e hoje. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005, p. 51.

RAMBELLI, Gilson. Arqueologia subaquática do baixo Vale do Ribeira, 2003. Tese (Doutorado em Arqueologia) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP: Museu de Arqueologia e Etnologia da USP, São Paulo, 2003.

LUMBRERAS, Luis G. La arqueología como ciencia social. Lima:

Peisa, 1981.

MICELI, Paulo. O ponto onde estamos: viagens e viajantes na história da expansão e da conquista. São Paulo: Scritta, 1994; RAMBELLI, Gilson. Arqueologia subaquática do baixo Vale do Ribeira, 2003.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Revista de História da Arte e da Cultura

Downloads

Não há dados estatísticos.