Banner Portal
Escavar o passado, (re)construir o presente
PDF

Palavras-chave

Arqueologia francesa
Napoleão Bonaparte
Mundo antigo
Política moderna

Como Citar

STOIANI, Raquel; SENNA GARRAFFONI, Renata. Escavar o passado, (re)construir o presente: os usos simbólicos da Antiguidade clássica por Napoleão Bonaparte. Revista de História da Arte e da Cultura, Campinas, SP, n. 6, p. 69–82, 2021. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/rhac/article/view/15731. Acesso em: 16 jul. 2024.

Resumo

O presente artigo visa discutir dois pontos que estão intimamente ligados. Em primeiro lugar, procuraremos explorar o início da Arqueologia francesa para, em seguida, discutir a relação entre este processo e a construção da imagem pública de Napoleão Bonaparte. Considerando as propostas de Martin Bernal, segundo as quais o mundo antigo desempenhou um papel importante na definição da política moderna, nosso objetivo é discutir como a Antiguidade se tornou um importante referencial para o governo de Napoleão, ajudando a construir uma nova identidade francesa.

PDF

Referências

BERNAL, M. Black Athena: The afroasiatic roots of Classical Civilization. New Brunswick: Rutgers, 1987.

CAVICCHIOLI, M. A representação da sexualidade na iconografia pompeiana. Campinas, 2004. Dissertação de mestrado defendida no Departamento de História da Unicamp. Veja em especial p. 17.

RUDÉ, G. A Europa revolucionária: 1783-1815. Lisboa: Presença, s/d, p. 197.

TARLÉ, E. Napoleão. Lisboa: Presença, 1973, p. 142.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Revista de História da Arte e da Cultura

Downloads

Não há dados estatísticos.