Banner Portal
Imagens de permanência
PDF

Palavras-chave

Pintura – Brasil – Século XIX
Fotografia – Brasil – Século XIX
Victor Frond (1821-1881)
Charles Ribeyrolles (1812-1860)
Almeida Júnior (1850-1899)

Como Citar

COUTO DA SILVA, Maria Antonia. Imagens de permanência: considerações acerca do álbum Brasil Pitoresco de Charles Ribeyrolles e Victor Frond. Revista de História da Arte e da Cultura, Campinas, SP, n. 8, p. 51–62, 2021. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/rhac/article/view/15626. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Pretendemos neste artigo abordar as relações entre pintura e fotografia no Brasil do século XIX, analisando, em especial, o álbum Brasil Pitoresco, de autoria dos franceses Charles Ribeyrolles (1812-1860) e Victor Frond (1821-1881), publicado em 1861. O Brasil Pitoresco foi a primeira obra de viajantes editada na América Latina com ilustrações obtidas a partir de fotografias. Victor Frond foi pioneiro também ao realizar o registro fotográfico da produção agrícola nacional e do trabalho dos afro-descendentes nas lavouras fluminenses. Após a década de 1880, o repertório de imagens dessa publicação tornou-se fonte de inspiração e foi retomado por artistas que praticavam a nascente pintura de gênero, buscando representar cenas do cotidiano nacional, como pode ser percebido em alguns quadros de Almeida Júnior (1850-1899).

PDF

Referências

CHIARELLI, Tadeu. “História da Arte/História da fotografia no Brasil – século XIX: algumas considerações”. São Paulo, Revista Ars, v. 6, p. 78, 2005, p. 85-6.

CHIARELLI, Tadeu. Pintura não é só beleza: a crítica de Mário de Andrade. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2007, p. 214-23

EULÁLIO, Alexandre. “O século XIX”. In Tradição e ruptura: síntese de arte e cultura brasileira. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 1984, p. 117.

FROND, Victor. Brazil pittoresco [Texto de Charles Ribeyrolles.] Paris: Lemercier Imprimeur-Lithographe, 1861.

GALVÃO, A. “Manuel de Araújo Porto-Alegre: sua influência na Academia Imperial das Belas Artes e no meio artístico do Rio de Janeiro”. Revista SPHAN, n. 14, 1959, p. 50-61.

OLSON, Roberta J. M. Ottocento: Romanticism and Revolution in 19th-Century Italian Painting. New York: The American Federation of Arts, 1992, p. 15.

SCHARF, Aaron. Art and photography. London: Viking/Penguin, 1968; KOSINSKI, Dorothy (ed.) El artista y la camara. de Degas a Picasso. Bilbao: Gugenheim Bilbao, 2000.

SEGALA, Lygia. Ensaio das luzes sobre um Brasil Pitoresco: o projeto fotográfico de Victor Frond. 1998. 337 f. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, p. 218

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Revista de História da Arte e da Cultura

Downloads

Não há dados estatísticos.