Banner Portal
Um episódio na história dos modelos plásticos auxiliares – o Parecer sobre a pintura de Bernardino Campi
PDF

Palavras-chave

Literatura artística
Arte italiana
Bernardino Campi

Como Citar

RAGAZZI, Alexandre. Um episódio na história dos modelos plásticos auxiliares – o Parecer sobre a pintura de Bernardino Campi. Revista de História da Arte e da Cultura, Campinas, SP, n. 8, p. 39–49, 2021. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/rhac/article/view/15625. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Com base em relatos encontrados na literatura artística é possível afirmar que os modelos plásticos auxiliares foram largamente utilizados pelos pintores italianos dos séculos XV e XVI. Essas pequenas esculturas, feitas em argila ou cera, tinham como função auxiliar o pintor em um estágio intermediário entre os esboços iniciais e a realização da obra. Portanto, esse aparato substituía, por ser mais cômodo ao pintor, os modelos naturais. Ocorre que, a partir do último quarto do século XVI, essa prática foi atingida por um processo de desvalorização que culminou com o menosprezo por artistas que dela se valiam. Em 1584 o pintor Bernardino Campi publicou o seu Parecer sobre a pintura, um pequeno texto que trata da feitura e da utilização desses modelos e que, devido a um certo atraso em relação ao ambiente da Itália central, pode ajudar a compreender melhor essa prática artística. Propomos, então, uma apresentação do Parecer, à qual se seguirá a sua tradução.

PDF

Referências

BORGHINI, Raffaello. Il riposo. Firenze: Giorgio Marescotti, 1584, p. 139.

CAMPI, Antonio. Cremona, fedelissima città et nobilissima colonia de Romani rappresentata in disegno col suo contato, et illustrata d’una breve historia delle cose più notabili appartenenti ad essa, et dei ritratti naturali de duchi et duchesse di Milano, e compendio delle lor vite. Milano: Gio. Battista Bidelli, 1645 (1585), p. 215.

VINCI, Leonardo da. Libro di pittura. Edizione in facsimile del Codice Urbinate Lat. 1270 nella Biblioteca Apostolica Vaticana. Firenze: Giunti, 1995, p. 175.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Revista de História da Arte e da Cultura

Downloads

Não há dados estatísticos.