Resumo
Este artigo apresenta uma interpretação da obra da artista americana Ann Hamilton (1956, Lima, Ohio), sobretudo voltada à percepção da voz em suas instalações. Inscritas em dupla temporalidade, elas criam uma relação de reciprocidade entre palavra, passado e memória e entre linguagem e corpo, adquirindo uma dimensão particular.
Referências
BERGSON Henri. La Pensée et le Mouvant. 1938. Paris : PUF, 1993, p.27.
BERGSON Henri. Le rire. 1900. Paris : PUF, 1985, p.115.
BISHOP Claire. Installation Art : A Critical History. New York : Routledge, 2005.
CHRETIEN Jean-Louis. L’appel et la réponse. Paris : Minuit, 1992, p.13.
CHRETIEN Jean-Louis. L’arche et la parole. Paris : PUF, 1999, p.18-19.
DIDI-HUBERMAN Georges. Devant l’image. Paris : Minuit, 1990, p.15.
FOUCAULT, Michel. Les Mots et les Choses. Paris: Gallimard, 1966, p. 136.
FREUD Sigmund. Malaise dans la civilisation. 1930. PUF : Paris, 1976, p.6-7.
LAVELLE, Louis. La parole et l’écriture. 1942. Paris: Félin, 2005, p. 41.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Phénoménologie de la percep tion. Paris: Gallimard, 1945, p. 282.
NANCY, Jean-Luc. La pensée finie. Paris: Galilée, 1990, p. 179.
QUIGNARD, Pascal. Le nom sur le bout de la langue. Paris: Gallimard, 1993, p. 74.
SCARRY, Elaine. The Body in Pain: The Making and Unmak ing of the World. New York: Oxford University Press, 19.
STEINER Georges. Réelles présences. Les arts du sens. 1989. Paris : Gallimard, 1991, p.83
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2021 Revista de História da Arte e da Cultura