Banner Portal
Os conceitos de movimento e espaço em quatro esculturas de Umberto Boccioni
PDF

Palavras-chave

Futurismo italiano
Escultura do século XX
Umberto Boccioni
Arte moderna

Como Citar

BORTULUCCE, Vanessa Beatriz. Os conceitos de movimento e espaço em quatro esculturas de Umberto Boccioni. Revista de História da Arte e da Cultura, Campinas, SP, n. 10, p. 99–115, 2021. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/rhac/article/view/15596. Acesso em: 27 jul. 2024.

Resumo

No ano de 1913, Umberto Boccioni (1882-1916), artista do Futurismo italiano, esculpiu quatro trabalhos em gesso: Síntese do dinamismo humano, Expansão espirálica de músculos em movimento, Músculos em velocidade e Formas únicas da continuidade no espaço. Neste artigo, procuramos compreender estas obras à luz dos conceitos de movimento e espaço, bem como discutir as teorias do artista acerca da linha, da luz, da forma plástica, do ambiente e, principalmente, a representação da figura humana em movimento.

PDF

Referências

BERNARDINI, A. Futurismo italiano. São Paulo: Perspectiva, 1990, p. 141.

BOCCIONI, U. Diário de 1907. In: GAMBILLO, M. e FIORI, T. Archivi del Futurismo - Vol. I. Roma: De Luca, 1958, p. 98.

BOCCIONI, U. Pittura Scultura Futuriste: dinamismo plástico. Milano: Corso Venezia, 1914, p. 307.

FABRIS, A. Futurismo: uma poética da modernidade. São Paulo: Perspectiva/ EDUSP, 1987, p. 125.

KRAUSS, R. Passages in Modern Sculpture. London: Mit Press, 1993, apud PERLOFF, M. O momento futurista: avant-garde, avant-guerre e a linguagem da ruptura. São Paulo: EDUSP, 1993, p. 137.

LONGHI, R. La Scultura futurista di Boccioni. Scritti Giovanili - 1912-1922. Firenze: Sansoni, 1980, p. 117.

TISDALL, C. Futurism. London: Thames and Hudson, 1992, p. 80.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Revista de História da Arte e da Cultura

Downloads

Não há dados estatísticos.