Banner Portal
Sobre o Papel da Literatura Artística na Formação da Teoria da Pintura de Vasily Kandinsky
PDF (Italiano)

Palavras-chave

.

Como Citar

PODZEMSKAIA, Nadia. Sobre o Papel da Literatura Artística na Formação da Teoria da Pintura de Vasily Kandinsky. Revista de História da Arte e da Cultura, Campinas, SP, n. 3, p. 107–120, 2022. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/rhac/article/view/15538. Acesso em: 20 jul. 2024.

Resumo

.

PDF (Italiano)

Referências

BENOIS, A. Russkaia zivopis, São Petersburgo, II, 1902.

Cartas de V. Kandinsky a D. N. Kandisnky 1866-1944, catálogo da mostra (Moscou, Galleria Tretjakov – Leningrado, Museu Russo, 1989), aos cuidados de N. Avtonomova, Leningrafo, 1989.

GÖPEL, B. und E. Leben und Meinnungen des Malers Hans Purrnau, Weisbaden, 1961.

GOLENISCEV, V. Archeologiceskie resul’taty putesestvija po Egiptu zimoj 1888-1889, in “Soobscenija imperatorskogo russkogo archologiceskogo obscestva”, V, São Petersburgo, 1890.

HOTTENROTH, F. Trachten, Haus-, Feld-, nn Kriegsgeräthschaften der Völker alter und neuer Zeit, Stuttgart, 2ª ed., I, 1884.

KANDINSKY, V. Dello spirituale nell’arte, in Idem, Tutti gli scritti, ed. It. aos cuidados de Ph: Sers, Milão, II, 1974.

KANDINSKY. Iz materialov po etnografii sysol’skich i vycegodskich zyrjan. Nacionaluye bozestva (po sovremennym verovanijam), in “Etnograficeskoe obozrenie”, Moscou, III, 1889.

KLINGER, M. Malerei und Zeichnung, 3ª ed., Leipzig, 1899.

KONDAKOV, N. O nancuych zadacach istorii drei nerusskogo iskusstva, 1889.

KORELIN, M. Egipetskie bogi, ich chramy I izobrazeija, I, Moscou, 1894.

PETROV, K. Vodkin, Chlynovsk. Prostranstro Erklida. Samarkandija [Chlynovsk. Espaço de Euclides. Samarkandia]. Leningrado, 1982.

PIS’MA, Grabar’. Cartas 1891-1917, aos cuidados de T. Kazdan e L. Andrera, Moscou, 1974.

LASIUS, O. A, Böcklin: Tagenbuchanfzeichnungen, hrsg. Von M. L. Lasius, Berlim, 1903.

RINGBOM, S. The Sounding Cosmos: A study in the Spiritualism of Kandinsky and the Genesis of Abstract Painting = “Acta Academiae Abdensis, Series A: Humaniora”, XXXVIII, 1970.

RINGBOM, S. Art in “The Epoch of the Great Spiritual”: Occult Elements in the Early Theory of Abstract Painting, in “Journal of the Warburg and Courtauld Institutes”; XXIX, 1996.

SCHICK, R. Tagebuck – Aufzeichnungen ans den Jabrem 1866-1869 über Böcklin mit zabbreichen Skizzen nach Bildern und Entuwürfen Böcklins und unit Böcklins Bild ans dieser Zeit in Holz gesschnitten von Albert Krügen, hrsg. Von H. von Tschudi, Berlim, 1901.

SCHREYER, L. Erinnerungen na Sturn und Bauhaus, ed. rid., Munique, 1966.

STRYGOWSKI, J. Oriento der Rom: Beiträge zur Geschichte der spätantiken und frühchistichen Kunst, Leipzig, 1901.

WACKERMAGEL, R. Kandinsky – an exponente of “modern tempera painting”, in Kandinsky’s Watercolors: Catalogue Raisonné, aos cuidados de V. Endicott Barnett, Londres, I, 1900-1921, 1992.

ZEBELEV, S. Vvrenie v archologiju, Petrogrado, 1923.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Revista de História da Arte e da Cultura

Downloads

Não há dados estatísticos.