Resumo
De onde provém o efeito produzido pelas últimas telas de Rothko, além de sua aparência simplíssima de superposições de códigos uleurs, de tramas de cores. A resposta se encontrará simultaneamente na investigação antropológica da noção de sagrado e nas concepções estéticas do artista tais como ele as exprime nos seus dois conjuntos de escritos. Tratar-se-á de demonstrar a tradução plástica do sentimento do sagrado.
Referências
DURAND, G. Les structures anthropologiques de l’imaginaire, Paris, Dunod, 1992 (Bordas, 1969), segunda parte, primeiro capítulo “Les symboles ascensionnels”, p. 135.
G. W. F. Hegel, Cours d’esthétique, 1, Paris, Aubier, 1995, p. 142.
GODELIER, M. L’énigme du don, Paris, Champs-Flammarion, 2002, p. 245.
ROTHKO, M. Écrits sur l’art, 1934-1969, Paris, Flammarion, 2005, p. 69.
ROTHKO, M. La réalité de l’artiste, trad. P. E. Dauzat, Paris, Flammarion, 2004, p. 203.
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