Banner Portal
No verão de Eliseu Visconti
PDF

Palavras-chave

Eliseu Visconti
Pintura Brasileira
Nu Feminino Adolescente
Recepção
Análise Comparativa

Como Citar

SERAPHIM, Mirian N. No verão de Eliseu Visconti: Obra pioneira que revela seu autor. Revista de História da Arte e da Cultura, Campinas, SP, n. 7, p. 63–75, 2021. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/rhac/article/view/15497. Acesso em: 3 maio. 2024.

Resumo

No verão é uma pintura pioneira em seu tema e singular em seu histórico. Representa duas meninas nuas deitadas de bruços em uma mesma cama. Foi criada por Eliseu Visconti (1866-1944) durante seu estágio em Paris e, naquele ano, 1894, participou de dois salões oficiais. Como capa do catálogo de uma exposição recente ganhou visibilidade e novas interpretações. Seu tema específico só foi encontrado em duas pinturas anteriores, porém, representando mulheres adultas: Le sommeil de G. Courbet e La siesta de P. Pueyrredon. Originada na passagem do século XIX para o XX, No verão reúne em si características daquele
momento de transição e da arte que estava por vir.

PDF

Referências

Catálogo O desejo na Academia 1847-1916. Pinacoteca do Estado de São Paulo, dez. 1991 a mar. 1992.

CAVALCANTI, Ana Maria T. Les Artistes Bresiliens et “Les Prix de voyage en Europe” A la fin du XIXe siècle: vision d’ensemble et étude approfondie sur le peintre Eliseu d’Angelo Visconti (1866-1944). (tese de doutorado) Paris, université Paris I – Pantheon Sorbonne, U. F. R. d’Histoire de l’Art et Archéologie (orientação do Dr. M. Eric Darragon.), 1999.

CHEVALIER, Jean & GHEERBRANT, Alain. Dicionário de símbolos, 14. ed. rev. Rio de Janeiro: José Olympio, 1999.

DIJKSTRA, Bram. Idols of Perversity: fantasies of feminine evil in finde-siècle culture. New York: Oxford University, 1986.

DUQUE, Gonzaga. “Elyseu Visconti”. In Contemporaneos. Rio de Janeiro: Benedito de Souza, 1929.

FAUNCE, Sara & NOCHLIN, Linda. Courbet reconsidered. New Haven: Yale University Press, 1988.

GIUNTA, Patricia Laura. “Prilidiano Pueyrredón e los origines de un arte nacional”. In Prilidiano Pueyrredón. Buenos Aires: Banco Velox, 1999.

JORDÃO, Vera P. A imagem da criança na pintura brasileira. Rio de Janeiro: Salamandra, 1979.

JOST, Dominik. Literarischer Jegendstil. 1969, citado por Claude QUIGUER. Femmes et machines de 1900: Lecture d’une obsession Modern Style. Paris, Klincksieck, 1979.

LEITE, José Roberto T. Dicionário crítico da pintura no Brasil. Rio de Janeiro: ArtLivre, 1988.

LUCIE-SMITH, Edward. Ars erotica. Lisboa: Livros e Livros, 1988.

MALOSETTI COSTA, Laura. “Los desnudos de Prilidiano Pueyrredón como punto de tensión entre lo público y lo privado”. In: Arte entre lo Público y lo Privado. Buenos Aires: CAIA, 1995.

MORAES, Angélica de. Safadezas com chancela acadêmica. Jornal da Tarde. São Paulo: 14 dez. 1991. 8 O desejo está na Pinacoteca. Bandeiras, ano 1, nº 3, São Paulo, 15 a 31 jan. 1992.

O Salão de Bellas Artes. In: Illustração Brasileira, ano VI, nº 61. Rio de Janeiro: set. 1925.

PRAZ, Mário. A carne, a morte e o diabo na literatura romântica. Trad. Philadelpho Menezes. Campinas: Unicamp.

RUBENS, Carlos. Pequena história das artes plásticas no Brasil. São Paulo: Imprensa Nacional, 1941.

SERAPHIM, Mirian Nogueira. Eliseu Visconti e a construção da cultura artística de São Paulo, RHAA nº 5, pp. 123 e 124, dez. 2005.

VERLAINE, Paul. Œuvres poétiques complètes. Paris: Gallimard, 1948, p. XXI. 15 BONNET, Marie-Jo. Les deux amies: essai sur le couple de femmes dans l’art. Paris: Blanche, 2000.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Revista de História da Arte e da Cultura

Downloads

Não há dados estatísticos.