Banner Portal
Ticiano, Manet, Degas
PDF

Palavras-chave

Pintura
Nu Feminino
Forma
Degas
Tradição Clássica

Como Citar

MAGALHÃES, Ana Gonçalves. Ticiano, Manet, Degas: Notas sobre o nu feminino na pintura. Revista de História da Arte e da Cultura, Campinas, SP, n. 7, p. 53–61, 2021. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/rhac/article/view/15495. Acesso em: 3 maio. 2024.

Resumo

Este artigo propõe uma interpretação de Depois do banho, de Edgar Degas (1896, óleo sobre tela, Philadelphia Museum of Art) à luz de sua relação com a tradição da pintura, particularmente com a Vênus de Urbino, de Ticiano (1538, óleo sobre tela, Galleria degli Uffizi, Florença), e com a Olympia, de Édouard Manet (1863, óleo sobre tela, Musée d’Orsay, Paris). A obra é abordada em relação à iconografia da toalete de Vênus, mas também a partir de suas referências a cartões postais eróticos da época de Degas.

PDF

Referências

ARASSE, Daniel. On n’y voit rien: descriptions. Paris: Denoël, 2000.

GOUJON, Jean-Paul. “Pierre Louÿs photographe érotique”, La recherche photographique, novembre, 1988.

LOUŸS, Pierre. Aphrodite: moeurs antiques, Livre Premier, Chapître I, Paris, 1897.

PLATÃO. O banquete. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006 (trad. de J. Cavalcante de Souza), 211 c / 212 a.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Revista de História da Arte e da Cultura

Downloads

Não há dados estatísticos.