Banner Portal
Apresentação da indústria lítica do sítio arqueológico Caconde 6
PDF

Palavras-chave

Indústria Lítica
Projeto de Resgate Arqueológico UHE Caconde
Caconde 6

Como Citar

BARBOSA RODRIGUES, Gabriella; SILVA, Bruno Sanches Ranzani da; SOLTYS, Fernando Alexandre. Apresentação da indústria lítica do sítio arqueológico Caconde 6. Revista de História da Arte e da Cultura, Campinas, SP, n. 14, p. 91–107, 2021. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/rhac/article/view/15474. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O propósito deste artigo é apresentar a indústria lítica do sítio Caconde 6, um dos sítios identificados no Projeto de Resgate Arqueológico UHE Caconde, na cidade de mesmo nome, nordeste do Estado de São Paulo. O Projeto de Resgate é responsabilidade da empresa de consultoria arqueológica Documento: Patrimônio cultural, Antropologia e Arqueologia Ltda. A análise desse material inaugura, também, a parceria entre a Documento e o Núcleo de Estudos Estratégicos da Universidade Estadual de Campinas, formando assim o NEE – Arqueologia Pública. O material do presente artigo foi analisado por estudantes da universidade, no laboratório recém-aberto no campus pela parceria.

PDF

Referências

BUENO, Lucas de Melo Reis. “Variabilidade Tecnológica nos Sítios Líticos da Região do Lajeado, Médio Rio Tocantins”. Revista do MAE/ USP, 2007 p. 49.

INIZAN, M. L.; REDURON, M.; ROCHE, H.; TIXIER, J. Technologie de la pierre taillée. Meudon: CREP, 1995.

PROUS, André Pierre. Apuntes para el análisis de industrias líticas. Noia: Fundación Frederico Maciñeira, 2004, p. 11.

ROBRAHN-GONZÁLEZ, Erika. Marion. A ocupação pré-colonial do vale do rio Ribeira de Iguape, São Paulo: os grupos ceramistas do médio curso. Dissertação de mestrado em Antropologia Social do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, sob a orientação de Ulpiano Bezerra de Meneses, São Paulo: FFLCH-USP, 1989, p. 100.

SILVA-MÉNDES, Gerson Levi da. Caçadores-coletores na serra de Paranapiacaba durante a transição do holoceno médio para o tardio (5920-1000 anos AP). Masters dissertation for the post-graduation program of the Museu de Arqueologia e Etnologia (Museum of Archaeology and Ethnology) of the Universidade de São Paulo (São Paulo University), tutored by Paulo De Blasis, São Paulo: MAE-USP, 2007, p. 296.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Revista de História da Arte e da Cultura

Downloads

Não há dados estatísticos.