Resumo
A pintura Virgem amamentando o Menino e São João Batista criança em adoração, do Museu de Arte de São Paulo, atribuída a Giovanni Pietro Rizzoli, conhecido como Giampietrino, aponta relações com o cenário produtivo do Cinquecento lombardo caracterizado pela presença de Leonardo da Vinci. No entanto, a partir desta pintura podemos ampliar as possibilidades de diálogos artísticos traçados por este autor, enriquecendo a sua trajetória ainda pouco conhecida.
Referências
AGNELLI, G. Lodi e il suo territorio nella storia, nella geografia e nell’arte. Lodi, 1917, p. 792.
AIKEMA; BROWN, 1999, p. 20 e 21.
ARGAN, Giulio Carlo. História da arte Italiana: de Giotto a Leonardo. vol. 2. São Paulo: Cosac & Naify, 2003, p. 372.
BERENSON, Bernhard. I Pittori Italiani del Rinascimento. (1932) Traduzione di Emilio Cecchi. Milano: Ulrico Hoepli
CAMESASCA, Ettore. Da Raffaello a Goya... da Van Gogh a Picasso – 50 dipinti dal Museu de Arte di San Paolo del Brasile. Milano: Gabriele Mazzotta Edizioni, 1987.
HILLS, Paul. “Leonardo and Flemish Painting”. The Burlington Magazine, v. 122, n. 930, set. 1980, p. 608-615.
LÜBKE, W. Geschichte der Italienischen Malerei vom vierten bis ins sechzehnte Jahrhundert, II, Stuttgart, 1879, p. 448.
MOTTA, Emilio. “L’università dei pittori Milanese nel 1481 con alter documenti d’arte del Quattrocento”. In: Archivo Storico, 1895, p. 409.
POUNCEY, Philip. “Drawings by Garofalo”. In: The Burlignton Magazine, v. 97, n. 628, jul. 1995, p. 196.
SACCHI, Defendente. “Appendice. Bibliografia”. Gazzetta Privilegiata di Mliano, v. 213, n. 31, jul. 1836, p. 837.
SHELL, Janice. “Marco d’Oggiono”. In: The Legacy of Leonardo – Painters in Lombardy 1490-1530. Milano: Skira Editore, 1998.
SUIDA, W. E. Leonardo und sein Kreis. München, 1929, p. 213, 214, 301.
VENTURI, A. Storia dell’arte italiana. (1915) VII La Pittura del Quattrocento Parte IV. Milano: Ulrico Hoepli, 1983.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2021 Revista de História da Arte e da Cultura