Banner Portal
Pierre Puget, uma unidade da arte “obrigada” na época clássica
PDF (Français (France))

Palavras-chave

Pierre Puget
Escultura do século XVII

Como Citar

LAURENT, Stéphane. Pierre Puget, uma unidade da arte “obrigada” na época clássica. Revista de História da Arte e da Cultura, Campinas, SP, n. 9, p. 51–67, 2021. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/rhac/article/view/15418. Acesso em: 16 jul. 2024.

Resumo

Em todos os tempos, os artistas conceberam decorações ou desenharam objetos. Tal parte das suas atividades é menos conhecida para nós do que a sua obra maior, pintada ou esculpida. Sobretudo, se encontramos alguns desses objetos, ignoramos que eles pertençam a uma história específica. Neste artigo, redescobrimos esta parte menos conhecida da história
da arte, mas rica em ensinamentos. Para tanto, examinamos o caso da época clássica. As mais belas peças eram então realizadas para grandes mecenas, que “obrigavam” artistas a desenhar objetos suntuosos destinados a marcar o brilho do seu reino e do seu poder. É o caso, por exemplo, de Pierre Puget, que confeccionou decorações para as galeras do Rei-Sol.

PDF (Français (France))

Referências

ALIBERT, François Paul. Pierre Puget. Paris: Rieder, 1930.

BAUMANN, Émile. Pierre Puget, sculpteur. Paris: Les Editions de l’Ecole, 1949.

BRION, Marcel. Pierre Puget. Paris: Plon, 1930.

CAFFARENA, Louis. La Sculpture navale au XVIIe siècle: Pierre Puget, d’après des lettres inédites de Colbert. Paris: Impr. de E. Plon, Nourrit et Cie, 1889.

Catalogue de l’exposition au Palais Neptune de Toulon Hommage à Pierre Puget, décorateur naval et mariniste, Nice, Imp. Ed. Toscane, 1994.

CATÁLOGO da Exposição na Maison de la fontaine, Yves Collet “enfant de la Recouvrance” sculpteur au port de Brest. Brest: Ville de Brest, 1996.

COUFFON, René. La Sculpture au port de Brest aux 17e et 18e siècles: son influence sur l’art breton. Saint-Brieuc: Les Presses Bretonnes, 1951.

GINOUX, Charles. De la décoration navale au port de Toulon aux 16e et 17e siècles, Paris, Plon, 1884.

GINOUX, Charles. Les Sculpteurs Levray, Langueneux, Turreau, Veyrier, Turreau dit Toro, Maucord, prédécesseurs ou successeurs immédiats de Pierre Puget à l’atelier du port de Toulon (1639-1761). Mémoire lu à la réunion des sociétés des beaux-arts des départements, le 28 mai 1890, Paris, Impr. de E. Plon, Nourrit et Cie, 1890.

GLOTON, Marie-Christine. Pierre et François Puget, peintres baroques, Aix-en-Provence, Edisud, 1985.

LAGRANGE, Léon Pierre Puget, peintre, sculpteur, décorateur naval. Paris: Didier et Cie, 1868 [rééd. Paris, Laffitte, 1994].

LES Génies de la Mer, chefs-d’œuvre de la sculpture navale. Beaux-arts magazine, 2003.

MARGRY, Pierre. “Charles Caffieri, sculpteur de la Marine à Brest”. Archives de l’art français, série VI, 1858-1860.

MARGRY, Pierre. Documents sur Pierre Puget et sur les sculpteurs et les peintres employés à l’arsenal de Toulon, de 1662 à 1682. Archives de l’art français, 1ère série, vol. IV (1855-1856).

MOUROT, Marjolaine; BELAND, Mario (Dir.). Les Génies de la Mer, Chefs-d’œuvre de la sculpture navale du musée national de la Marine à Paris: exposição no Museu de Québec e no Museu Nacional da Marinha. Québec/Paris: Musée du Québec/Musée National de la Marine, 2003.

VERNE, José-Paul. “L’Ornementation de la poupe de la galère La Favorite de 1688”. Neptunia, n. 191, set. 1993.

WEIGERT, Roger-Armand. “Dans le prolongement de l’œuvre de Charles Le Brun: Jean I Berain (1640-1711) décorateur des vaisseaux du roi”. L’Art et la Mer, n. 2, 1974.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Revista de História da Arte e da Cultura

Downloads

Não há dados estatísticos.