Banner Portal
Giulio Romano nas edições das Vite de Giorgio Vasari
PDF

Palavras-chave

Giulio Romano
Giorgio Vasari
Arte do século XVI
Arte Italiana

Como Citar

ANDRADE, Letícia Martins de. Giulio Romano nas edições das Vite de Giorgio Vasari. Revista de História da Arte e da Cultura, Campinas, SP, n. 9, p. 23–49, 2021. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/rhac/article/view/15417. Acesso em: 16 jul. 2024.

Resumo

A estatura de Giulio Romano dentro da história da arte foi, em grande medida, definida a partir da versão giuntina (1568) das Vite de Giorgio Vasari. A revisão historiográfica a propósito do artista indica a persistência, até o século XX, dos julgamentos
emitidos pelo biógrafo aretino naquela segunda edição. Contudo, a análise comparada das duas biografias – 1550 e 1568 – expõe grandes contradições e mudanças significativas no pensamento vasariano que nos permitem sugerir, no presente artigo, a possibilidade efetiva de revisão da personalidade artística e da fortuna crítica de Giulio.

PDF

Referências

AGOSTI, G. “Qualcosa su e di e intorno a Giulio Romano”. In Prospettiva, n. 91-92, julho-outubro de 1998.

ARETINO, P. / CAMESASCA, E. Lettere. 1957, v. I, carta LXLII.

BAROCCHI, P. /BETTARINI, R. Le vite de’più eccellenti pittori scultori e architettori nelle redazioni del 1550 e 1568., 6 v. Florença: Sansoni Editore, [1966] 1987.

BAROCCHI, P. /RISTORI, R. Il carteggio di Michelangelo. Florença, 1967.

BELLUZZI, A. “Giulio di Raffaello da Urbino”. In Quaderni di Palazzo Te, 8, IV, janeiro a junho de 1988. Mântua: Edizioni Panini.

BELLUZZI, A. /FERRARI, D. Giulio Romano. Repertorio di fonti documentarie. Roma: Ministero per I beni culturali e ambientali / Ufficio centrale per i beni archivistici, 1992.

BELLUZZI, Palazzo Te a Mantova. Mirabilia Italia n. 8. Panini Franco Cosimo, 1998.

BOTTANI, G. Descrizione storica delle pitture del regio-ducale Palazzo del Te. Mântua, 1783.

CHASTEL, A. La gloire de Raphaël, ou Le triomphe d’Eros. Paris: Editions de la Reunion des musées nationaux, 1995.

D’ARCO, C. Istoria della vita e delle opere di Giulio Pippi Romano; scritta da Carlo d’Arco. Mantova: Fratelli Negretti, [1838] 1842.

ERBESATO, G. M. Giorgio Vasari – Le Vite di Raffaello e Giulio Romano. Mântua: Tre Lune.

ECKERMANN, E. P. Gespräche mit Goethe. Leipzig, 1836, conversa de 13 de abril de 1829.

FROMMEL, C. L. “Giulio Romano architetto”. In Giulio Romano. Florença: Giunti, 1996.

FROMMEL, C. L. “Villa Madama. In Raffaello architetto. Roma: Electa Editrice, 1984.

G. B. ARMENINI. De’ veri precetti della pittura. [Ravena, 1587] Milão, 1820.

GENGARO, M. L. “Il tema del rapporto tra le arti nella critica di Giorgio Vasari”. In Studi Vasariani. Florença: Sansoni, 1950.

GOMBRICH, E. H. “Anticamente moderni e modernamente antichi – note sulla fortuna critica di Giulio Romano pittore”. In Giulio Romano. Milão: Electa, 1989.

HARTT, F. Giulio Romano. 2 v. [New Haven, 1958] Nova York: Hacker Art Books, 1981.

JOANNIDES, P. “The Early Easel Paintings of Giulio Romano”. In Paragone, n. 425, julho de 1985, ano XXXVI. Florença: Sansoni Editore.

LAWNER, L. I Modi. Milão: Longanesi, 1984. Veja-se também BRAGLIA, R. I Modi e i soneti lussuriosi secondo l’edizione clandestina stampata a Venezia nel 1527. Mântua: Editoriale Sometti, 2000.

Madonna della Gatta. Óleo sobre madeira; 172 x 144cm, c. 1523. Museo Nazionale di Capodimonte, Nápoles, inv. Q.140.

Painel Fugger ou Sagrada Família com São Marcos e São Tiago. Óleo sobre madeira. Roma, igreja de Santa Maria dell’Anima, altar-mor, c. 1523.

QUATREMÉRE DE QUINCY, A.-C. Histoire de la vie et des ouvrages de Raphaël. Paris, 1824.

RAVELLI, L. “Riflessioni sui caratteri espressivi e pittorici di Giulio Romano”. In Giulio Romano – Atti del Convegno Internazionale di Studi su Giulio Romano e l’espansione europea del Rinascimento. Mântua, 1989.

SHEARMAN, J. “Giulio Romano and Baldassare Castiglione”. In Giulio Romano – Atti del Convegno... 1989.

TAFURI, M. “Giulio Romano: linguaggio, mentalità, commitenti”. In Giulio Romano. Milão: Electa, 1989.

TALVACCHIA, B. Taking Positions. On the Erotic in the Renaissance Culture. Princeton: Princeton University Press.

VASARI-MILANESI, 1906, V.

Vocabolario degli Accademici della Crusca, v. II, 1886, item II.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Revista de História da Arte e da Cultura

Downloads

Não há dados estatísticos.