Banner Portal
A Arte Retabular da Companhia de Jesus em Damão
PDF

Palavras-chave

Retábulo
Indo-Português
Miscigenação
Iconografia

Como Citar

REIS, Mónica. A Arte Retabular da Companhia de Jesus em Damão: Focando o Retábulo de Nossa Senhora com o Menino na sacristia da Igreja de Nossa Senhora dos Remédios. Revista de História da Arte e da Cultura, Campinas, SP, n. 11, p. 37–54, 2021. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/rhac/article/view/15404. Acesso em: 7 maio. 2024.

Resumo

Enunciando a intenção de fé integrada no projeto expansionista português de D. Manuel I, são traçados os perfis da Companhia de Jesus e a sua ação na Índia, mais precisamente em Damão, onde se estabelecem após a doação da mesquita dos abexins, recém-conquistada por D. Constantino de Bragança. Esta introdução histórica permite situar e integrar a temática do retábulo inaciano que ainda subsiste em território damanense, apesar de redistribuído pelos diversos espaços religiosos. Tomando como exemplo um retábulo do século XVII, iremos verificar como se adaptou a arte retabular num território onde cultos e deidades, altares e templos despontam entre as mais variadas e espetaculares formas de representação.

PDF

Referências

ALDEN, Dauril, The Making of an Interprise: the society of Jesus in Portugal, its impire and beyond, 1540-1750, Stanford, Stanford University Press, 1996.

ANTUNES, Luís Frederico Dias (Direcção de Joel Serrão e A.H. Oliveira Marques; Coordenação de Maria de Jesus dos Mártires Lopes), “Província do Norte”, Nova História da Expansão Portuguesa – O Império Oriental 1660-1820, Volume V, Tomo II, Lisboa, 2006.

AZEVEDO, Carlos de, “A Pintura”, A Arte de Goa, Damão e Diu, Lisboa, 1969.

BORGES, Charles J., The economics of the Goa Jesuits: an explanation of their rise and fall, Nova Delhi, Concept Publishing Company, 1994.

BOSCHI, Caio, “Estruturas Eclesiásticas e Inquisição”, História da Expansão portuguesa, Volume 2 – Do Índico ao Atlântico (1570-1697), Círculo de Leitores, Lisboa.

BOSHI, Caio, “Ordens Religiosas, Clero Secular e Missionação em África e na Ásia”, História da Expansão Portuguesa, Volume III, Navarra, 1998.

Carta de D. Manuel a Pedro Alvares Cabral, Tradução de António da Silva Rego, Documentação para a História das missões do Padroado Português do Oriente (Índia), Edição Facsimilar de 1952. Lisboa, Agencia Geral das Colónias, 1991-1996.

DIAS, Pedro, “As Cidades e as Arquitecturas”, História da Arte Portuguesa no Mundo (1415-1822) – o espaço do Índico, Lisboa, 1998.

DIAS, Pedro, “Retábulos Indo-Portugueses da Renascença ao Início do Barroco”, Actas do IX Simpósio Hispano-Português de História da Arte Ourense, 1999.

MONIZ, António Francisco, Notícias e Documentos para a História de Damão – Antiga Província do Norte, Lisboa, s/d.

OLIVEIRA, Pe. Miguel de, “Missões da Ásia. S. Francisco Xavier”, História Eclesiástica de Portugal, Biblioteca da História, Publicações Europa-América, Lisboa, 1994.

PINTO, Carla Alferes, “Damão: a Misericórdia e a cidade através das plantas e da documentação”, Anais de História de Além-mar, Centro de História de Além-mar, FCSH – Universidade Nova de Lisboa, 2000.

TAVARES, Célia, “A Igreja e os Jesuítas em Portugal no tempo das Reformas”, A Cristandade Insular: Jesuítas e Inquisidores em Goa (1540-1682), Centro de Estudos Gerais – ICHF, Niterói, 2002.

WICKI, Joseph, Documenta Indica, Volume 15.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Revista de História da Arte e da Cultura

Downloads

Não há dados estatísticos.