Banner Portal
A escolha de Ofélia
PDF

Palavras-chave

Arte e Literatura
Romantismo
Pré-Rafaelismo
Arte Vitoriana
Sexismo na Arte

Como Citar

MIYOSHI, Alex. A escolha de Ofélia: Representações visuais da dama nas águas no século 19. Revista de História da Arte e da Cultura, Campinas, SP, n. 13, p. 79–92, 2021. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/rhac/article/view/15385. Acesso em: 27 jul. 2024.

Resumo

A loucura e a submersão de Ofélia fascinaram o século 19. A multiplicidade de representações visuais para o episódio de Hamlet, dentre inúmeros motivos, decorre também da compreensão ambígua ao trecho da peça, narrado pela personagem da rainha Gertrudes, não encenado e, portanto, ainda mais sugestivo. Neste artigo, gravuras, desenhos, pinturas e esculturas serão confrontados com os fragmentos shakespearianos, ponderando-se sobre as questões de recato e sensualidade, morte acidental ou voluntária, e sobre o enquadramento de um tema trágico e romântico às convenções das formas artísticas.

PDF

Referências

BOASE, S. R. “Illustrations of Shakespeare’s Plays in the Seventeenth and Eighteenth Centuries”. Journal of the Warburg and Courtauld Institutes, Vol. 10, 1947.

DIJKSTRA, Bram. “Chapter II: The Cult of Invalidism; Ophelia and Folly; Dead Ladies and the Fetish of Sleep” in Idols of Perversity, Fantasies of Feminine Evil in Fin-de-Siècle. Nova Iorque: Oxford University, 1986.

ERFFA, Helmut von. STALEY, Staley. The Paintings of Benjamin West. New Haven: Yale University Press, 1986. Apud WECHSLER, Judith. Performing Ophelia: the iconography of madness. Theatre Survey 43:2. Cambridge: Journals of Cambridge, November 2002.

HARESSTRYKER, Carolyn. “Lily Maids and Watery Rests: Elaine of Astolat”. Victorian Literature and Culture, Vol. 22. Cambridge: Cambridge University Press, 1994.

HOLLAND, Peter. “Touring Shakespeare”. In WELLS, Stanley. STANTON, Sarah (eds.). The Cambridge Companion to Shakespeare on Stage. Cambridge: Cambridge University Press, 2002.

HONOUR, Hugh. El romanticismo. Madri: Alianza Editorial, 1986.

JOBERT, Barthélémy. Delacroix. Paris: Gallimard, 1997.

MOWER, David. “Antoine Augustin Préault (1809-1879)”. The Art Bulletin, Vol. 63, No. 2, Jun., Nova Iorque: College Art Association, 1981.

RABY, Peter. Fair Ophelia: A Life of Harriet Smithson Berlioz. Cambridge: Cambridge University Press, 2003.

SERULLAZ, Arlette. BONNEFOY, Yves. Delacroix & Hamlet. Paris: Éditions de La Réunion des Musées Nationaux, 1993. Sobre outras obras de Delacroix baseadas em Shakespeare, ver JOBERT, Barthélémy. Delacroix. Paris: Gallimard, 1997.

SHAKESPEARE, William. A Trágica História de HAMLET. Ato IV, cena VII. Edição de Ridendo Castigat Mores / eBooksBrasil.com. Disponível em: http://www.ebooksbrasil.org/eLibris/hamlet.html, acesso em 20/04/2009.

SHOWALTER, Elaine. “Representing Ophelia: Women, Madness, and the Responsibilities of Feminist Criticism,” in PARKER, Patrícia. HARTMANN, Geoffrey. Shakespeare and the Question of Theory. Nova Iorque: Methuen, 1985. Apud WECHSLER, Judith.

SILLARS, Stuart. Painting Shakespeare: The Artist as Critic, 1720–1820. Cambridge: Cambridge University Press, 2006.

YOUNG, Alan R. Hamlet and the Visual Arts, 1709-1900. Newark: University of Delaware Press / Londres: Associated University Presses, 2002.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Revista de História da Arte e da Cultura

Downloads

Não há dados estatísticos.