Banner Portal
Etnoarqueologia do aldeamento de Purificação, em Irará (BA)
PDF

Palavras-chave

Colonização
Índios
Negros

Como Citar

SANTOS, Jucélia Bispo dos. Etnoarqueologia do aldeamento de Purificação, em Irará (BA). Revista de História da Arte e da Cultura, Campinas, SP, n. 13, p. 17–33, 2021. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/rhac/article/view/15381. Acesso em: 27 jul. 2024.

Resumo

Esta produção destaca as dinâmicas interétnicas que foram articuladas no aldeamento da Purificação, em Irará (BA), uma região que foi alcançada, a partir da segunda metade do século 17, por frentes desbravadoras, que tinham como objetivo expandir o projeto da colonização através da extensão da pecuária no sertão baiano. Neste contexto, a região investigada tornou-se palco de disputas, choques de interesses e ideologias divergentes, que promoveram um projeto de fricção interétnica dos nativos. Nesta trama aparece a história dos jesuítas, dos índios paiaiás e dos negros fugidos que residiam
num mesmo espaço. Assim, este trabalho aborda as trajetórias de diversos atores que foram responsáveis pela estruturação deste espaço que tinha a Igreja como a principal responsável administrativa.

PDF

Referências

ABREU, J. Capistrano de. 1930. Caminhos antigos e povoamento do Brasil. Sociedade Capistrano de Abreu. Rio de Janeiro.

ALMEIDA, Maria Celestino de. Metamorfoses indígenas: identidade e cultura nas aldeias coloniais do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2003.

ANDRADE, Maria Celeste Pacheco. Origens do povoamento de Feira de Santana: um estudo de história colonial / Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal da Bahia. Salvador: [s.n.], 1990.

APEB, Seção Histórica, Cartas ao Governo, maço 242.

ARQUIVO PÚBLICO DE IRARÁ. Maços referentes aos processos civis. 40 Tombo das Terras da Casa da Torre. Annaes do Archivo Público da Bahia. Anno III, vols. IV.

BIBLIOTECA NACIONAL (BRASIL). Documentos históricos [Tombo das Cartas de Sesmarias do Rio de Janeiro dadas por Cristóvão de Barros (1573-74) dadas por Salvador Correia de Sá (1578-79)] / Biblioteca Nacional. Vol. 1. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, Dep. Nacional do Livro, 1928.

Correspondência da Câmara de Feira de Santana para a Presidência da província. Maço número 1.309; Ano 1834 doc. Número 04-11/01/1834-APEBBA.

DIAS, Marcelo Henrique. A inserção econômica dos aldeamentos jesuíticos na capitania de Ilhéus. Comunicação apresentada ao XVII Ciclo de Estudos Históricos: UESC, 2004.

FRAGA, Walter Filho. Encruzilhadas da Liberdade. Campinas: Editora da Unicamp, 2006.

FREIRE, José R. Os Aldeamentos Indígenas do Rio de Janeiro. UERJ/DEPEXT/ SR-3. Rio de Janeiro. 1997.

GALVÃO. Mons. Renato de Andrade. Os povoadores da região de Feira de Santana. Manuscritos do Livro de memória da região de Feira de Santana. Museu Casa do Sertão. Universidade Estadual de Feira de Santana.

HEMMING, John. “Os índios e a fronteira no Brasil colonial”. In BETHELL, Leslie (org.). História da América Latina colonial. Trad. de Mary Amazonas Leite de Barros e Magda Lopes. São Paulo: Edusp; Brasília, DF: Fundação Alexandre de Gusmão, 1999.

Histórico de Bento Simões. Secretaria Municipal de Irará, 1990.

HOLANDA, Aurélio Buarque de. Novo Dicionário, Ed. 2ª.

LEITE, Serafim. História da Companhia de Jesus no Brasil. 10 tomos, Lisboa: Liv. Portugália, Rio de Janeiro: Instituto Nacional do Livro, Liv. Civilização Brasileira, 1938-1950.

LIMA, Zélia de Jesus de. Lucas Evangelista: O Lucas da Feira. Estudos sobre a Rebeldia Escrava em Feira de Santana/1807-1849. Dissertação de Mestrado. UFBA, Salvador, 1990.

NEVES, Erivaldo Fagundes. Da Sesmaria ao Minifúndio (um estudo de história regional e local). Salvador: Editora da Universidade Federal da Bahia; Feira de Santana: Universidade Estadual de Feira de Santana, 1998.

OLIVEIRA, Mário Mendonça de. A capela de Conceição de Bento Simões. Revista de Cultura da Bahia. Salvador: SEC, 7-13, jan/dez, 1972.

OLIVEIRA, Roberto Cardoso de (1964; também em América Latina, ano V, nº 3, 1962), sob o patrocínio do Centro Latino-Americano de pesquisas em Ciências Sociais e do Museu Nacional.

PRADO JR., Caio. Formação do Brasil Contemporâneo. São Paulo: Brasiliense, 2004.

Provisões, alvarás e sesmarias. Rio de Janeiro, Tipografia Monroe, 348- 349.1930 (Documentos Históricos, série 16, Biblioteca Nacional. Vol. 18).

SENA, Consuelo Pondé de. Introdução ao estudo de uma comunidade do Agreste baiano: Itapicuru, 1830-1892. Salvador: Fundação Cultural do Estado da Bahia, 1979. 242 p.: il. (Coleção Cabrália, v. 8). Publicação da Fundação Cultural do Estado da Bahia.

SILVA, Arnold. Jornal Folha do Norte. Feira de Santana, 11 de agosto, 1939.

TAVARES, Luís Henrique Dias. História da Bahia. Salvador: UFBA, 1974.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Revista de História da Arte e da Cultura

Downloads

Não há dados estatísticos.