Resumo
Opúsculo e texto-críticopublicado na Itália em 1934, sobre as vicissitudes do pintor Federico Faruffini (Sesto San Giovanni, 1831- Perugia, 1869),por Pietro Maria Bardi (La Spezia, 1900 – São Paulo, 1999). Este, em 1946, se transferiria para o Brasil, participando ativamente da criação e consolidação do MASP, Museu de Arte de São Paulo.Ao final, considerações sobre a brochura, focalizando o seu autor e o momento histórico em que a publicação surgiu.
Referências
ARDUINO COLASANTI, Prefácio do catálogo das obras para a Mostra da Galleria Pesaro de Milão, 1923.
AUGUSTO JANDOLO, Federico Faruffini, in Natura e Arte. Milão, 1923.
EMILIO CECCHI, Federico Faruffini, in Pittura italiana dell’Ottocento. Roma, Biblioteca d’arte ilustrata, 1926.
ENRICO SOMARÉ, Federico Faruffini, in Storia dei pittori italiani dell’Ottocento. Milano, Gal¬leria Milano editrice.
G. BATTELLI, Federico Faruffini, no Kunster- Lexikon de THIENE, XI, Leipizig, 1915, p. 281 (com bibliografia).
LÉONCE BENEDICTE, Federico Faruffini, in Storia della Pittura dell’Ottocento. Traduzione italiana, Milano, Società Editrice Italiana, vol. II.
MARGHERITA SARFATTI, Federico Faruffini, in Segni, Colori e Luci. Bolonha, Zanichelli, 1925.
UGO OJETTI, Federico Faruffini, in Pittura itali¬ana dell’Ottocento. Milão, Bestetti e Tuminelli editori, 1930
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2021 Revista de História da Arte e da Cultura