Resumo
O presente texto consiste de uma tradução ao português do ensaio On Picturesque Beauty (Sobre a Beleza Pitoresca), publicado originalmente em 1792. Seu autor, o clérigo anglicano William Gilpin (1724-1804), discute nele as características que, quando presentes em objetos, os tornam pitorescos, ou seja, especialmente adequados à representação pictórica. Gilpin defende que a aspereza é a característica pitoresca por excelência. Diferenciando a beleza natural dos objetos lisos da beleza pitoresca de objetos tais como ruínas, pelagens grosseiras e rostos enrugados, o autor associa a esta beleza, também, as pinceladas bruscas e o movimento vigoroso, evidenciando, através de exemplos, as afinidades entre seus valores estéticos e a arte barroca, e contribuindo para a sustentação teórico-crítica da arte romântica.
Referências
GILPIN, William. Three Essays: on picturesque beauty; on picturesque travel; and on sketching landscape: to which is added a poem, on landscape painting. Londres: R. Blamire, 1794. Disponível em: https://archive.org/details/threeessaysonpic00gilp_0 . Acesso em: 12/01/2016.
HOGARTH, William. The analysis of beauty. Pittsfield: The Silver Lotus, 1909. Disponível em: https://archive.org/stream/analysisbeauty00hogagoog#page/n11/mode/2up. Acesso em: 21/08/2016.
MARTIN, Thimothy D. Robert Smithson and the Anglo-American Picturesque. In: PEABODY, Rebecca (Org.) Anglo-American Exchange in Post-war Sculpture. Los Angeles: Getty, 2011, p. 164-174.
NUCCI, João Carlos; SANTOS, Douglas Gomes dos. Paisagens geográficas: um tributo a Felisberto Cavalheiro. Campo Mourão: FECILCAM, 2009.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2021 Gustavo Lopes de Souza