Banner Portal
Testoni
PDF (Italiano)

Palavras-chave

Testoni: Um Fotógrafo Informalista

Como Citar

CALVAR, Didier. Testoni: O fragmento como sinédoque. Revista de História da Arte e da Cultura, Campinas, SP, n. 17, p. 149–183, 2021. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/rhac/article/view/15312. Acesso em: 20 maio. 2024.

Resumo

O final da Segunda Guerra Mundial significou o deslocamento da arte academicista autoritário em direção a rumos informalistas. A América Latina contemplou também essa continuidade com a estética abstrata desenvolvida na Europa e nos Estados Unidos, formando grupos e iniciativas individuais que se espremessem nessa nova linguagem que apostou por vertentes matéricas, sígnicas e gestuais. O Uruguai, no Grupo de los 8, contou com um singular artista, ex-repórter gráfico: Alfredo Testoni, que procurou plasmar em imagem fotográfica as texturas de muros de diversas partes do mundo. Testoni percorre com o seu objetivo a história cultural que contêm esses fragmentos parietais que atuam como sinédoques de antigos mistérios.

PDF (Italiano)

Referências

ARGAN, Giulio Carlo: Historia del Arte Moderno, Akal, Madrid, 1996.

CARBAJAL, Miguel et al. Alfredo Testoni, Ediciones Galería Latina, Montevideo, 2000.

CIRLOT, Lourdes, La pintura informalista en Cataluña, Anthropos, Barcelona, 1985.

DELEUZE-GUATTARI, Entrevista “El antiedipo”, L’Arc Nº 49, París, 1972.

JOSE BELLONI OPINA SOBRE EL ARTE ACTUAL, El País, mayo 1960.

RUBERT DE VENTÒS, Xavier. El arte ensimismado, Anagrama, Barcelona, 1963.

SONTAG, Susan: On photography, Penguin, Nueva York, 1977.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Revista de História da Arte e da Cultura

Downloads

Não há dados estatísticos.