Banner Portal
Lécito na Maneira do Pintor de Hémon com Aquiles perseguindo Troilo
PDF

Palavras-chave

Lécito Ático
Atribuição
Pintor
Iconografia

Como Citar

GRILLO, José Geraldo Costa. Lécito na Maneira do Pintor de Hémon com Aquiles perseguindo Troilo. Revista de História da Arte e da Cultura, Campinas, SP, n. 17, p. 5–18, 2021. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/rhac/article/view/15289. Acesso em: 27 jul. 2024.

Resumo

Estudo de atribuição de pintor e de identificação do tema de um lécito ático pintado na técnica de figuras negras do Museu de Artes Decorativas de Montevidéu. Com base no exame das características formais, estilísticas e composicionais, o autor atribui esse vaso na Maneira do Pintor de Hémon, datando-o por volta de 480 a.C. Na análise iconográfica, aborda a cena, tanto na tradição literária, quanto na imagética, estabelecendo o momento representado do mito, a saber, o de Aquiles perseguindo Troilo.

PDF

Referências

APOLLODORUS. The Library, volume II. With an English translation by James George Fraser. Loeb Classical Library, 122. Cambridge (MA); London: Harvard University, 1921.

BAUSERO, Luis. “El mito de Troilo en un vaso griego del Museo de Historia Natural”. In: Patrimonio, restauración y artes del fuego. Montevideo: Academia Nacional de Letras, 1998.

BOARDMAN, John. The history of Greek vases: potters, painters and pictures. London: Thames and Hudson, 2001.

BOARDMAN, John. Athenian black figure vases: a handbook. London: Thames and Hudson, 1991.

BURROWS, Ronald Montagu; Ure, Percy Neville. “Excavations at Rithsóna in Boeotia”. Journal of Hellenic Studies, v. 29, 1909.

CAVELLINI, Susana. “La colección de arqueología clásica y musulmana”. In: Taranco, Ortiz de (org.). Historia del Palacio Taranco. Montevideo: La Plaza, 2004.

HASPELS, Caroline Henriette Émilie. Attic black figured lekythoi. École Française d’Atènes. Travaux et mémoires publiés par les Professeurs de l’Intitut Supérieur d’Études Français et les Membres Étrangers de l’École, IV. Paris: De Boccard.

HOPPIN, Joseph Clark; Gallatin, Albert. Corpus Vasorum Antiquorum. New York, Hoppin and Gallatin collections. U.S.A., 1. Paris: Édouard Champion, 1926.

JONES, Frances Follin. “Four vases by the Haimon Painter”. Record of the Art Museum, v. 11. n. 1, 1952, p. 9; fig. 5.

KOSSATZ-DEISSMANN, Annelise. “Troilos”. In: Lexicon Iconographicum Mythologiae Classicae. Volume VIII. Zürich; München: Artemis, 1997.

LAMB, Winifred. Corpus Vasorum Antiquorum. Cambridge, Fitzwilliam Museum, 1. Great Britain, 6. Oxford: Oxford University, 1930, p. 29; pr. (260) 22.38

LAURENZI, Luciano. Corpus Vasorum Antiquorum. Bologna, Museo Civico Archeologico, 2. Italia, 7. Milano: Bestetti e Tumminelli, 1931, p. 21; pr. [339] 40.4.

LISSARRAGUE, François. L’autre guerrier. Arches, peltastes, cavaliers dans l’imagerie attique. Paris; Rome: La Découvert; École Française de Rome, 1990.

MOORE, Mary B.; Philippides, Mary Zelia Pease. Attic black figured pottery. The Athenian Agora, volume 23 (Results of excavations conducted by the American School of Classical Studies at Athens). Princeton: American School of Classical Studies at Athens, 1986.

URE, Percy Neville. Sixth and fifth century pottery from excavations made at Rhtisóna. London: Oxford University, 1927, p. 51, nº 46.68; pr. XV.

WELCKER, Friedrich Gottlieb. “Troilo”. Annali dell’Instituto di Corrispondenza Archeologica, 22, 1850.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Revista de História da Arte e da Cultura

Downloads

Não há dados estatísticos.