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O esboço como forma
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Palavras-chave

Desenho
Ensaio
Esboço
Modernidade
Representação

Como Citar

SAHM, Estela. O esboço como forma. Revista de História da Arte e da Cultura, Campinas, SP, n. 20, p. 91–100, 2021. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/rhac/article/view/15281. Acesso em: 4 maio. 2024.

Resumo

O texto procura um diálogo entre o ensaio como gênero literário, inaugurado por Montaigne, e o desenho (sobretudo os esboços que buscavam a representação da figura humana) a partir da chamada modernidade artística. Longe dos cânones de representação mais rigorosos pautados antes pela Academia, e que pretendiam um ponto de vista ideal e único como resultado final de uma obra pictórica, esses esboços revelavam as visões parciais e relativas, deixando evidente seu caráter de experimentação. Sob esta perspectiva, são analisados alguns desenhos de Degas, assim como outros de Giacometti, tendo como fio condutor o célebre texto de Adorno, “O ensaio como forma”.

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Referências

ADORNO, T.W. “O ensaio como forma”, tradução de Flávio R. Kothe. In COHN, Gabriel “Theodor W. Adorno. São Paulo, Ática, 1986, pp. 167-187. (reproduzido de Adorno, T.W. Der Essay als Form. In:- “Noten zur Literatur”. Frankfurt, Suhrkamp, 1974. pp. 9-33).

GENET, Jean, “O ateliê de Giacometti” São Paulo, Cosac & Naify Edições, 2000. Tradução de Célia Euvaldo, fotografias de Ernst Scheidegger. “Entre 1954 e 1958, Jean Genet manteve um convívio intenso com Giacometti, frequentando com assiduidade seu ateliê, onde posou para vários retratos. Como consequência dessa amizade e da admiração pela obra um do outro, nasceu o texto deste livro, publicado originalmente em 1957, na revista Lettres Nouvelles.” (nota desta edição, p. 7).

PINTO, Manuel da Costa. “Do ensaio à crônica”, cours doné au Centro Universitário Maria Antônia, São Paulo, juin 2010, in “Bergson e Proust: sobre a representação da passagem do tempo”, São Paulo, Iluminuras, 2011, p. 93.

SAHM, Estela in “Bergson e Proust: sobre a representação da passagem do tempo”, São Paulo, Ed. Iluminuras, 2011, p. 32.

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