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Uma adoração sem precedentes
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Palavras-chave

Índio
Outro
Jesus
Adoração
Pintura

Como Citar

ANDRADE, Rafael Augusto Castells de. Uma adoração sem precedentes: a primeira representação do Outro na pintura quinhentista portuguesa. Revista de História da Arte e da Cultura, Campinas, SP, n. 20, p. 81–89, 2021. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/rhac/article/view/15280. Acesso em: 4 maio. 2024.

Resumo

Seria somente mais uma representação da cena clássica do Novo Testamento Bíblico, em que o recém-nascido menino Jesus é presenteado por três reis magos. Porém, neste caso, os artistas surpreenderam e, literalmente, substituíram o rei negro, Baltazar, por uma figura que imediatamente nos remete a um índio do território brasileiro, até então, “recém-descoberto” e nomeado Terra de Vera Cruz. Reflexo da grande globalização iniciada no final do século XV e que continuou pelos quinhentos, temos em Adoração dos Magos, talvez de forma pioneira, claros indícios da futura miscigenação entre o colonizador e o colonizado, entre o cristão e o pagão, trazendo à tona não somente o processo de “incorporação” desse “outro” dentro do regime vigente, o Cristianismo, mas também nos fazendo refletir a respeito da fricção que este processo naturalmente causaria.

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Referências

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