Banner Portal
A Capela del Podestà, o ciclo do Trionfo della Morte e novos modos de representação do tema do Juízo Final
PDF

Palavras-chave

Iconografia do Juízo Final
Giotto di Bondone
Buonamico Buffalmacco

Como Citar

QUÍRICO, Tamara. A Capela del Podestà, o ciclo do Trionfo della Morte e novos modos de representação do tema do Juízo Final. Revista de História da Arte e da Cultura, Campinas, SP, n. 20, p. 55–80, 2021. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/rhac/article/view/15278. Acesso em: 4 maio. 2024.

Resumo

O presente artigo parte da constatação de que as primeiras pinturas em que se percebem variações iconográficas e compositivas significativas no tema do Juízo Final foram realizadas na Toscana na década de 1330. Detendo-se na análise do deteriorado ciclo executado na Capela del Podestà, no Palazzo del Bargello, em Florença, e nos afrescos que compõem o ciclo do Trionfo della Morte, no Camposanto de Pisa, avançam-se hipóteses com relação à iconografia desenvolvida nas duas pinturas que compõem o conjunto do Bargello, e igualmente com relação à importância dos ciclos florentino e pisano para o desenvolvimento da iconografia do tema do Juízo Final na segunda metade do século XIV e mesmo no século XV.

PDF

Referências

“Image et événement: l’art sans la peste (c. 1348- c. 1400)?”. In: La Peste Nera. Dati di una realtà ed elementi di una interpretazione. Atti del XXX Convegno storico internazionale. Spoleto: Centro Italiano di Studi sull’Alto Medioevo, 1994, p. 30.

BARTOLO, T. His life and work (tese de doutorado). Nova York: New York University, 1991, p. 793

BELLOSI, L. Buffalmacco e il trionfo della morte. Turim: Einaudi, 1974.

COHN, S. “Death and property in Siena, 1205-1800. Strategies for the after life. Baltimore e Londres, 1988; The cult of remembrance and the Black Death. Six Renaissance cities in central Italy. Baltimore e Londres: John Hopkins University, 1992; The Black Death transformed. Disease and culture in early Renaissance Europe.” Nova York: Oxford University, 2002

História (São Paulo)., v. 29, 2010; “A Peste Negra e a representação do Inferno em afrescos toscanos do século XIV”. In: Atas da VI Semana de Estudos Medievais. Rio de Janeiro: Programa de Estudos Medievais/UFRJ, 2006.

Les justices de l’au-delà. Les représentations de l’enfer en France et en Italie (XIIe -XVe siècle). Rome: École Française de Rome, 1993, p. 359.

MEISS, M. Painting in Florence and Siena after the Black Death. Princeton: Princeton University, 1964.

OFFNER, R. Bernardo Daddi and his circle. Florence: Giunti, 2001, p. 542.

PASSERINI, L. Del ritratto di Dante Alighieri che si vuole dipinto da Giotto nella Cappella del Potestà di Firenze. Florença: Cellini, 1865, p. 5

QUÍRICO, T. “Peste Negra e escatologia. Os efeitos da expectativa da morte sobre a religiosidade do século XIV”. In: Mirabilia, v. 14, janeiro-junho de 2012.

VASARI, G. Le vite dei più eccellenti pittori, scultori ed architetti, 3ª edição. Rome: Newton & Compton, 1997, p. 150.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Revista de História da Arte e da Cultura

Downloads

Não há dados estatísticos.