Banner Portal
A fascinação do patriotismo
PDF

Palavras-chave

História das mulheres
Cultura visual
Guerra da Tríplice Aliança

Como Citar

GOMES, Nathan. A fascinação do patriotismo: cultura visual, relações de gênero e cidadania no Brasil, 1864-1873. Revista de História da Arte e da Cultura, Campinas, SP, v. 2, n. 1, p. 66–94, 2021. DOI: 10.20396/rhac.v2i1.15261. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/rhac/article/view/15261. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

As imagens de voluntárias da pátria, vivandeiras e enfermeiras, que atuaram na guerra contra o Paraguai, constituem fontes inestimáveis para compreender as estratégias e os modos pelos quais mulheres de distintos estratos sociais e raciais atuaram na esfera pública na segunda metade do século XIX. O artigo analisa um conjunto de duas dezenas de fotografias, pinturas e litografias publicadas na imprensa ilustrada produzidas no período da guerra – imagens que são testemunhos de uma movimentação silenciosa, mas expressiva da conquista do espaço público pelas mulheres.

https://doi.org/10.20396/rhac.v2i1.15261
PDF

Referências

ALEKSIÉVITCH, Svetlana. A guerra não tem rosto de mulher. Trad. Cecília Rosas. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.

AMIGO, Roberto. Imágenes en guerra: La Guerra del Paraguay y las tradiciones visuales en el Río de la Plata. Nuevo Mundo Mundos Nuevos, jan. de 2009.

ANDRADE, Joaquim Marçal de Ferreira. A Semana Illustrada e a guerra contra o Paraguai: primórdios da fotorreportagem no Brasil. 2011. Tese (Doutorado em História Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2011.

ANDRADE, Joaquim Marçal de Ferreira. A trajetória de Henrique Fleuiss, da Semana Ilustrada: subsídios para uma biografia. KNAUSS, Paulo; MALTA, Marize; OLIVEIRA, Claudia de.; VELLOSO, Mônica Pimenta (org.). Revistas ilustradas: modos de ler e ver no Segundo Reinado. Rio de Janeiro: Mauad X; Faperj, 2011.

BAUER, Leticia. Projeto Victor Meirelles – memória e documentação. In: VALLE, Arthur; DAZZI, Camila (Orgs.). Oitocentos: arte brasileira do Império à República, tomo 2. Rio de Janeiro: EDUR-UFRRJ; DezenoveVinte, 2010.

BLUTEAU, Raphael. Vocabulario portuguez & latino: aulico, anatomico, architectonico ... Coimbra: Collegio das Artes da Companhia de Jesu, 1712 – 1728, v. 8.

BRIZUELA, Natalia. Fotografia e império: paisagens para um Brasil moderno. Trad. Marcos Bagno. São Paulo: Companhia das Letras; Instituto Moreira Salles, 2012.

CAPDEVILA, Luc. Genre et armées d’Amérique latine. Clio. Histoire, femmes et societés, 20, pp. 1-16, novembro 2004.

CARDOSO, Rafael. Projeto gráfico e meio editorial nas revistas ilustradas do Segundo Reinado. In: KNAUSS, Paulo; MALTA, Marize; OLIVEIRA, Claudia de.; VELLOSO, Mônica Pimenta (Org.). Revistas ilustradas: modos de ler e ver no Segundo Reinado. Rio de Janeiro: Mauad X; Faperj, 2011.

CARVALHO, José Murilo de. A formação das almas: o imaginário da República no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

CARVALHO, José Murilo de. Jovita Alves Feitosa: voluntária da pátria, voluntária da morte. São Paulo: Chão, 2019.

CARVALHO, Maria Meire. Vivendo a vida verdadeira: vivandeiras, mulheres em outras frentes de combate. Tese (Doutorado em História) – Universidade de Brasília, Brasília, 2008.

GONZAGA-DUQUE, Luiz Gonzaga. A arte brasileira. Campinas: Mercado de Letras, 1995.

IPSEN, Wiebke. Delicate citizenship: gender and nationbuilding in Brazil, 1865-1891. 2005. Dissertação (Mestrado em História) – University of California, Irvine, 2005.

IPSEN, Wiebke. Patrícias, Patriarchy, and Popular Demobilization: Gender and Elite Hegemony in Brazil at the End of the Paraguayan War. Hispanic American Historical Review, v. 92, n. 2, maio 2012.

KOSSOY, Boris. Dicionário Histórico-Fotográfico Brasileiro: fotógrafos e ofícios da fotografia no Brasil (1833-1910). São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2002.

KRAAY, Hendrik. Os companheiros de Dom Obá: os zuavos baianos e outras companhias negras na Guerra do Paraguai. Afro-Ásia, Salvador, n. 46, pp. 121-161, 2012.

LYRA, Maria de Lourdes Viana. A atuação da mulher na cena pública: diversidade de atores e de manifestações políticas no Brasil imperial. Almanack Braziliense, n. 3, pp. 105-122, maio 2006.

PRADO, Maria Ligia Coelho. América Latina no século XIX: tramas, telas e textos. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo; Bauru: Editora da Universidade do Sagrado Coração, 1999.

MITCHELL, W. J. T. Showing seeing: a critique of visual culture. Journal of Visual Culture, v. 1, n. 2, pp. 165-181, 2002.

MOREIRA, Giovana Loos. A construção da história nacional pelo pintor Firmino Monteiro entre 1879 e 1884. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal de Juiz de Fora, 2016.

NOCHLIN, Linda. Representing women. New York: Thames and Hudson, 1999.

POLLOCK, Griselda. Vision and Difference: Feminism, femininity and the histories of art. London; New York: Routledge Classics, 2003.

SCHWARCZ, Lilia Moritz; STUMPF, Lúcia; LIMA JR., Carlos. A Batalha do Avaí - a beleza da barbárie: a Guerra do Paraguai pintada por Pedro Américo. Rio de Janeiro: Sextante, 2013.

SIMIONI, Ana Paula Cavalcanti. Les portraits de l'Impératrice. Genre et politique dans la peinture d'histoire du Brésil, Nuevo Mundo Mundos Nuevos, DOI: 10.4000/nuevomundo.66390. Disponível em: http://nuevomundo.revues.org/66390. Acesso em 26/01/2021.

STUMPF, Lúcia Klück. Fragmentos de guerra: imagens e visualidades da guerra contra o Paraguai. Tese (Doutorado em Antropologia) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019.

TAUNAY, Alfredo d'Escragnolle. A retirada da Laguna. Rio de Janeiro: Typographia Americana, 1874.

TELLES, Patricia Delayti. Mulheres com “cabelos nas ventas”: representações femininas luso-brasileiras nos séculos XIX e XX. Convergência Lusíada, n. 36, pp. 101-111, jul.-dez. 2016.

TORAL, André. Imagens em desordem: a iconografia da Guerra do Paraguai. São Paulo: Humanitas/FFLCH-USP, 2001.

UM FLUMINENSE [José Alves Visconti Coaraci]. Traços biográficos da heroína brasileira Jovita Alves Feitosa, ex-sargento do 2º. corpo de voluntários do Piauhy, natural do Ceará. Rio de Janeiro: Typographia Imparcial de Brito & Irmão, 1865.

WILDE, L. de. Catalogo illustrado da Exposição Artistica na Imperial Academia das Bellas Artes do Rio de Janeiro, organizado por L. de Wilde, com os desenhos originaes dos proprios artistas expositores. Rio de Janeiro: Typographia e litographia a vapor, Lombaerts & Comp., 1884.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Nathan Gomes

Downloads

Não há dados estatísticos.