Banner Portal
Mobiliário atribuído a Antônio Francisco Lisboa
PDF

Palavras-chave

História do mobiliário brasileiro
Antônio Francisco Lisboa
Dom Domingos da Encarnação Pontével

Como Citar

BRANDÃO, Angela. Mobiliário atribuído a Antônio Francisco Lisboa. Revista de História da Arte e da Cultura, Campinas, SP, n. 19, p. 81–99, 2021. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/rhac/article/view/15240. Acesso em: 3 maio. 2024.

Resumo

Este artigo é uma síntese da pesquisa realizada com base em seis peças de mobiliário, atribuídas ao escultor Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, pertencentes ao Museu Arquidiocesano de Arte Sacra de Mariana: um cadeirão de jacarandá e quatro cadeiras (além de uma cadeira conservada no Museu da Inconfidência, de Ouro Preto). Os móveis estudados pertenceram ao quarto bispo de Mariana, Dom Domingos da Encarnação Pontével, cuja administração se estendeu entre 1780 e 1793. Vários caminhos para a compreensão das peças foram traçados: o percurso dos móveis na trama da museologia; o fenômeno do mecenato por parte dos bispos; a relação simbólica entre o cadeirão entalhado em jacarandá e o relato “Áureo Trono Episcopal”, de 1749; a sobreposição dos trabalhos dos artífices da madeira no feitio de mobília artística no contexto colonial brasileiro; o problema da atribuição de mobiliário ao escultor Antônio Francisco Lisboa e, finalmente, a reflexão sobre o sentido monumental, presente nas pequenas dimensões dos objetos para sentar-se.

PDF

Referências

“Aleijadinho no Rio, para os 30 anos do Museu de Arte”. In Folha de S.Paulo, 28 de abril de 1978.

“Aleijadinho e seu tempo: fé, engenho e arte”. Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil, 2006.

ARAÚJO, Jeaneth Xavier de. A pintura de Manoel da Costa Ataíde no contexto da época moderna. In CAMPOS, Adalgisa Arantes. (Org.) Manoel da Costa Ataíde: aspectos históricos, estilísticos, iconográficos e técnicos. Belo Horizonte: C/ Arte, 2005.

ARGAN, Giulio Carlo. A História da Arte. In: História da Arte como História da Cidade. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

Art in Latin America 1492-1820. Philadelphia Museum of Art, 17 sept. – 31 dic. 2006.

ÁVILA, Affonso. Resíduos Seiscentistas em Minas: textos do século de ouro e as projeções do mundo barroco. Belo Horizonte: Secretaria do Estado da Cultura de Minas Gerais, Arquivo Público Mineiro, 2006.

BARBOZA, Celina Santos. Referências Documentais. In Ficha de Catalogação. No de Inventário 696. Sistema de Controle do Acervo Museológico. Museu da Inconfidência – Ouro Preto, Minas Gerais, 1999.

BARBOZA, Celina Santos. Sistema de Controle do Acervo Museológico. Op. cit.

BAZIN, G. A Arquitetura Religiosa Barroca no Brasil. Rio de Janeiro: Record, 1971. Vol. 2.

CAMPOS, Adalgisa Arantes. Mecenato Leigo e Diocesano nas Minas Setecentistas. In RESENDE, M. E. e VILLALTA, L. C. História de Minas Gerais: As Minas Setecentistas 2. Belo Horizonte: Autêntica; Companhia do Tempo, 2007.

Cartas de Nóbrega, 1549, p. 87. Ed. da Academia. Citado em Mobiliário, Vestuário, Joias e Alfaias dos Tempos Coloniais. Notas para uma nomenclatura Baseada em Documentos Coevos. In Arquitetura Civil III. São Paulo: FAUUSP, MEC-IPHAN, 1975.

LEITE, Serafim. Artes e Ofícios dos jesuítas no Brasil in ZANINI, Walter. (org.) História Geral da Arte no Brasil. São Paulo: Instituto Walter Moreira Sales, 1983.

MARTINS, Judith. Dicionário de Artistas e Artífices dos Séculos XVIII e XIX em Minas Gerais. Rio de Janeiro: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, 1974. Documentação relativa aos trabalhos de Manuel Francisco Lisboa no Palácio do Bispo em Mariana.

Museu da Inconfidência. São Paulo: Banco Safra, 1995.

RIVAS P., Jorge F. in Art in Latin America 1492-1820. Philadelphia Museum of Art, 17 sept – 31 dic. 2006.

SANTIAGO, Pe. Marcelo Moreira et allii. Igreja de Mariana 100 anos como arquidiocese. Mariana: Dom Viçoso, 2006.

TORRES, Maurílio. “Eis os mais recentes Aleijadinhos” in O Diário. Belo Horizonte, 20 de novembro de 1964. Citado por JARDIM, Márcio. Aleijadinho: Catálogo Geral da Obra. Belo Horizonte: RTKF, 2006.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Revista de História da Arte e da Cultura

Downloads

Não há dados estatísticos.