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Moritz Thausing e a história da arte como ciência
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Palavras-chave

Moritz Thausing
Historiografia da arte
Fundamentos e crítica das artes

Como Citar

VIEIRA NETO, Serzenando Alves. Moritz Thausing e a história da arte como ciência. Revista de História da Arte e da Cultura, Campinas, SP, v. 2, n. 2, p. 142–166, 2021. DOI: 10.20396/rhac.v2i2.15089. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/rhac/article/view/15089. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Em um contexto de profundas transformações nas disciplinas universitárias, Moritz Thausing (1838–1884) se coloca como um convicto defensor do estatuto científico da história da arte, sustentando a possibilidade de a jovem disciplina se apresentar como um campo sólido do conhecimento, baseado na estrita pesquisa empírica e na superação da especulação filosófica e dos juízos subjetivos. Apresentamos a seguir a tradução desse importante debate, uma conferência de 1873 intitulada O lugar da história da arte como ciência.

https://doi.org/10.20396/rhac.v2i2.15089
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Referências

THAUSING, Moritz. Die Stellung der Kunstgeschichte als Wissenschaft. In: Wiener Kunstbriefe. Leipzig: E. A. Seemann, 1884, p. 1-20.

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Copyright (c) 2021 Serzenando Alves Vieira Neto

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