Resumo
A modernidade é a experiência de um processo dinâmico e intrinsecamente contraditório que abre e encerra diversas vias de potencialidade humana em segmentos mais ou menos equivalentes de experiência. Amer, o Diário Argentino (1933) de Pietro Maria Bardi é um bom exemplo desses movimentos.
Referências
ALESSANDRI, S. “José León Pagano, pintor”. Atlántida, Ciencias, Letras, Artes, Historia americana, Administración, n. 9, Buenos Aires,1913, p. 263-276.
CAMPANA, Dino. Opere. Canti orfici e altri versi e scritti sparsi. Milano, TEA, 1999 [Cantos órficos y otros poemas. Edición bilingüe. Trad. Carlos Vitale. Barcelona, DVD, 1999]; DE AMICIS, Edmondo. Sull’Oceano. Milano, Garzanti, 1996.
ESMERALDO, Eugênia M. B. G. AMER – A primeira América de Bardi: diário de bordo de P. M. Bardi (1933-1934). Tese (Doutorado em História) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2020.
GIUSTI, Roberto. Enquete sobre la influencia italiana en nuestra cultura. Nosotros, XXII, fev.-mar. 1928, n. 226; abr., n. 227.
HIDALGO, A. Indice de la nueva poesia americana. Buenos Aires: El Inca, 1926.
NOVECENTO Italiano em Buenos Aires. In: História del Mundo Contemporáneo – relato histórico, cine, arte y literatura, Faculdade de Humanidades y Ciencias de la Educación UNLP. Disponível em: http://carpetashistoria.fahce.unlp.edu.ar/carpeta-2/arte/novecento-italiano-en-buenos-aires. Acesso em: 20 dez. 2020.
NOVECENTO sudamericano: relazioni artistiche tra Italia e Argentina, Brasile, Uruguay. Milano: Skira, 2003.
TORRES-GARCÍA, Joaquín. New York. 2ª edição. Montevideo: Fundación Torres-García, 2008.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2020 Raúl Antelo