Banner Portal
Uma exposição pagã? A galeria de estátuas e o Vestibolo Rotondo do Museu Pio Clementino
PDF (English)

Palavras-chave

Museu Pio-Clementino
Exibição

Como Citar

GALLO, Daniela. Uma exposição pagã? A galeria de estátuas e o Vestibolo Rotondo do Museu Pio Clementino. Revista de História da Arte e da Cultura, Campinas, SP, n. 22, p. 21–36, 2021. DOI: 10.20396/rhac.vi22.13698. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/rhac/article/view/13698. Acesso em: 5 maio. 2024.

Resumo

Instalado no Vaticano entre 1771 e 1793, o Museu Pio Clementino sempre foi considerado um modelo, tanto na escolha como na exibição das esculturas. Este trabalho analisa as estratégias de exibição do museu, com a intenção de renovar o debate sobre as opções de arquitetura feitas por Michelangelo Simonetti no Vestibolo Rotondo e na Galeria das Estátuas. Aliás, impressões feitas no final do século XVII dessas salas provam que os modelos arquitetônicos que Simonetti e seus patronos ilustres tinham em mente eram herança da antiga Roma dos séculos XVII e XVIII. Ao decifrarmos as estratégias de exibição dos mármores nessas duas salas, compreendemos melhor como e por que a percepção da arte mudou tão radicalmente entre o início e o fim do século. Entre o estudo da tradição visual e da história do gosto, este artigo é o primeiro passo de uma pesquisa maior, que pretende reescrever alguns capítulos da historiografia artística pelo estudo da exposição e da percepção visual, em vez do estudo de textos.

https://doi.org/10.20396/rhac.vi22.13698
PDF (English)

Referências

.
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2020 Revista de História da Arte e da Cultura

Downloads

Não há dados estatísticos.