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Análise da formação da formação da agenda da educação profissional nacional (Brasil/ Uruguai: 2003-2013)
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Palavras-chave

Formação da agenda
Nova institucionalidade
Educação comparada
Educação profissional

Como Citar

FIALA, Diane Andreia de Souza. Análise da formação da formação da agenda da educação profissional nacional (Brasil/ Uruguai: 2003-2013). RBEC: Revista Brasileira de Educação Comparada, Campinas, SP, v. 3, n. 00, p. e021002, 2021. DOI: 10.20396/rbec.v3i00.14762. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/rbec/article/view/14762. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

O objetivo é analisar a formação da agenda da política nacional de educação profissional no Brasil e Uruguai (2003-2013). Identificou-se o seguinte problema: Como foi concebida a nova institucionalidade na formação da agenda? O tema é importante porque ambos os países estudados pensaram e implementaram novas institucionalidades para a educação profissional: no caso brasileiro foram criados os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e no caso uruguaio criou-se a Universidad Tecnológica. Na área da educação comparada utiliza-se o método proposto por Bereday de análise de justaposição de dados evidenciando semelhanças e diferenças.

https://doi.org/10.20396/rbec.v3i00.14762
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