RBEC Revista Brasileira de Educação Comparada

O periódico tem como missão difundir a produção qualificada de estudos e pesquisas científicas, de caráter teórico ou empírico sobre educação comparada. Esta publicação eletrônica difunde artigos da comunidade científica nacional e internacional, em português, espanhol, inglês e francês, que tratem assuntos e questões de interesse do campo da educação comparada nacional e internacional. Procura contribuir com formação de investigadores do campo da Educação Comparada divulgando estudos e pesquisas realizados por educadores, vinculados a instituições acadêmicas nacionais e internacionais. Artigos, relatos de experiência, entrevistas, comunicações, pesquisas e ensaios de autores interessados, são avaliados por pares, especialmente convidados pelo Conselho Editorial.

RBEC- Revista Brasileña de Educación Comparada

La misión de la revista es difundir la producción calificada de los estudios y la investigación científica, de carácter teórico o empírico de la educación comparada. Esta publicación electrónica difunde artículos de la comunidad científica nacional e internacional, en portugués, español, inglés y francés, que abordan temas y cuestiones de interés para el campo de la educación comparada nacional e internacional. Busca contribuir a la formación de los investigadores del campo de la educación comparada difusión de estudios e investigaciones llevadas a cabo por los educadores, vinculado a instituciones académicas nacionales e internac ionales. Artículos, experiencias, entrevistas, comunicaciones, investigación y autores interesados son evaluados por pares, especialmente invitados por el Consejo Editorial.

RBEC - Brazilian Journal of Comparative Education

The purpose of the journal is to disseminate the qualified production of studies and scientific research, of a theoretical or empirical nature on comparative education. This electronic publication disseminates articles of the national and international scientific community, in portuguese, spanish, english and french, addressing issues and issues of interest in the field of national and international comparative education. It seeks to contribute to the training of researchers in the field of Comparative Education by disseminating studies and research carried out by educators, linked to national and international academic institutions. Articles, experience reports, interviews, communications, research and essays by interested authors are evaluated by peers, especially invited by the Editorial Board.

RBEC - Brésilien Journal d'éducation comparée

La mission de la revue est de diffuser la production admissible d'études et de la recherche scientifique, le caractère théorique ou empirique de l'éducation comparée. Cette publication électronique diffuse des articles de la communauté scientifique nationale et internationale, en portugais, espagnol, anglais et français, que les sujets d'adresse et les questions d'intérêt pour le domaine de l'éducation comparée nationale et internationale. Vise à contribuer à la formation des chercheurs du domaine de l'éducation comparée diffusion des études et recherches menées par des éducateurs, liés aux institutions universitaires nationales et internationales. Articles, rapports d' expérience, des interviews, des communications, des tests de recherche et auteurs intéressés sont évalués par des pairs, spécialement invités par le Comité de rédaction.

Avaliação por pares.

Periodicidade

A RBEC: Rev. Bras. Educ. Comp., adota a partir de sua primeira edição, a modalidade de publicação contínua.

Política de Acesso Livre

Catalogação na Fonte - Elaborada por Gildenir Carlino Santos - CRB-8ª/5447

Taxas para submissão e publicação de textos

RBEC: Revista Brasileira de Educação Comparada não cobra nenhuma taxa por textos publicados e tampouco pelos submetidos para avaliação, revisão, publicação, distribuição ou download. A publicação é totalmente gratuita.

Publicação Contínua / Rolling Pass

• A RBEC a partir do seu 1º volume a adota o sistema de publicação contínua (rolling pass), tornando a publicação do artigo mais rápida.
  • A publicação contínua ou rolling pass é a publicação de artigos conforme vão sendo aprovados. Não há fascículos, nem periodicidade. Não há periodicidade fechada em meses como usamos atualmente. É um volume por ano.
  • Essa medida minimiza o problema do tempo de publicação entre o aceite a divulgação do artigo aprovado, justamente pela grande demanda de submissões recebidas pela Revista. Também consideramos uma forma de dar visibilidade e ampliar o acesso aos artigos já arbitrados, permitindo que sejam editorados, formatados, validados os DOI´s e publicados continuamente.
Fonte: Scielo, 2017.

Integridade e Prevenção de Plágio

Como parte das ações de valorização da integridade acadêmica de combate e prevenção do plágio nas das publicações credenciadas no Portal, e da Incubadora, a revista RBEC: Revista Brasileira de Educação Comparada, adota o serviço de identificação de similaridade de textos utilizando como base, a plataforma Turnitin implantada na Universidade desde novembro de 2016.

Declaração de Ética e Conduta de Boas Práticas

A RBEC: Revista Brasileira de Educação Comparada (Faculdade de Educação/UNICAMP), ISSN eletrônico 2595-7171, dedica-se a cumprir as boas práticas no que diz respeito à conduta moral condizente com a editoração cientifica de periódicos, baseada no código de conduta do COPE (Committee on Publication Ethics). A prevenção da negligência também é uma responsabilidade crucial do editor e da equipe editorial: qualquer forma de comportamento antiético, bem como o plágio em qualquer instância, não é aceito na RBEC. Os autores que enviam artigos para a revista declaram que seu conteúdo é original e garantem que o trabalho não foi publicado nem está em processo de revisão/avaliação em nenhum outro periódico.

Fonte: Declaração baseada na revista Educação (UFSM)