Sobre a Revista

Foco e Escopo

RBEC Revista Brasileira de Educação Comparada

O periódico tem como missão difundir a produção qualificada de estudos e pesquisas científicas, de caráter teórico ou empírico sobre educação comparada. Esta publicação eletrônica difunde artigos da comunidade científica nacional e internacional, em português, espanhol, inglês e francês, que tratem assuntos e questões de interesse do campo da educação comparada nacional e internacional. Procura contribuir com formação de investigadores do campo da Educação Comparada divulgando estudos e pesquisas realizados por educadores, vinculados a instituições acadêmicas nacionais e internacionais. Artigos, relatos de experiência, entrevistas, comunicações, pesquisas e ensaios de autores interessados, são avaliados por pares, especialmente convidados pelo Conselho Editorial.

Processo de Avaliação pelos Pares

Avaliação por pares, sistema duplo cego.

Periodicidade

A RBEC: Rev. Bras. Educ. Comp., adota a partir de sua primeira edição, a modalidade de publicação contínua.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Catalogação na Fonte - Elaborada por Gildenir Carlino Santos - CRB-8ª/5447

Taxas para submissão e publicação de textos

RBEC: Revista Brasileira de Educação Comparada não cobra nenhuma taxa por textos publicados e tampouco pelos submetidos para avaliação, revisão, publicação, distribuição ou download. A publicação é totalmente gratuita.

Publicação Contínua / Rolling Pass

  • A RBEC a partir do seu 1º volume a adota o sistema de publicação contínua (rolling pass), tornando a publicação do artigo mais rápida.
  • A publicação contínua ou rolling pass é a publicação de artigos conforme vão sendo aprovados. Não há fascículos, nem periodicidade. Não há periodicidade fechada em meses como usamos atualmente. É um volume por ano.
  • Essa medida minimiza o problema do tempo de publicação entre o aceite a divulgação do artigo aprovado, justamente pela grande demanda de submissões recebidas pela Revista. Também consideramos uma forma de dar visibilidade e ampliar o acesso aos artigos já arbitrados, permitindo que sejam editorados, formatados, validados os DOI´s e publicados continuamente.
Fonte: Scielo, 2017.

Integridade e Prevenção de Plágio

Como parte das ações de valorização da integridade acadêmica de combate e prevenção do plágio nas das publicações credenciadas no Portal, e da Incubadora, a revista RBEC: Revista Brasileira de Educação Comparada, adota o serviço de identificação de similaridade de textos utilizando como base, a plataforma Turnitin implantada na Universidade desde novembro de 2016.

Declaração de Ética e Conduta de Boas Práticas

A RBEC: Revista Brasileira de Educação Comparada (Faculdade de Educação/UNICAMP), ISSN eletrônico 2595-7171, dedica-se a cumprir as boas práticas no que diz respeito à conduta moral condizente com a editoração cientifica de periódicos, baseada no código de conduta do COPE (Committee on Publication Ethics). A prevenção da negligência também é uma responsabilidade crucial do editor e da equipe editorial: qualquer forma de comportamento antiético, bem como o plágio em qualquer instância, não é aceito na RBEC. Os autores que enviam artigos para a revista declaram que seu conteúdo é original e garantem que o trabalho não foi publicado nem está em processo de revisão/avaliação em nenhum outro periódico. 

Fonte: Declaração baseada na revista Educação (UFSM)